Três looks de Paula Navarro - Foto: divulgação
Três looks de Paula Navarro – Foto: divulgação

Por Malu Balaminut

O 11º Concurso do FaapModa, realizado nesta terça-feira (02.12), foi comandado pela atriz e modelo Fiorella Mattheis. Na edição 2014 do evento, seis alunos concorrentes ousaram em silhuetas, formas e recortes criativos.

A primeira aluna a apresentar sua coleção foi a Paula Navarro, que tinha como tema de inspiração os filmes The Elephant Man, do diretor David Lynch, e Seconds, do diretor John Frankenheimer. Seguindo a ideia de uma fragmentação da identidade contemporânea, ela trabalhou uma alfaiataria em comprimento mid, com caimentos diferentes. As cores escolhidas permearam o cinza, roxo, preto, branco e o vermelho.

Três looks de Maria Eduarda - Foto: divulgação
Três looks de Maria Eduarda – Foto: divulgação

A segunda aluna que teve seu trabalho exposto foi a Maria Eduarda, que escolheu o artista contemporâneo Pierre Huyghe como tema de inspiração. Com uma atmosfera futurista, espacial e também esportiva, a sua coleção masculina apresentou jackets, golas altas, calça saruel, volumes e recortes gráficos feitos de malha de algodão, alfaiataria, lã, couro e neoprene. As cores, que foram escolhidas com a intenção de mostrar a penumbra vista pelos astronautas na lua, se resumiram em preto branco e cinza.

Três looks de Camila Copat - Foto: divulgação
Três looks de Camila Copat – Foto: divulgação

Já a terceira aluna, Camila Copat, usou a analogia entre o movimento e a estrutura óssea do corpo humano com o trabalho arquitetônico da iraquiana Zaha Hadid para exibir aos jurados a sua coleção. Suas modelos desfilaram silhuetas estruturadas, com diversos recortes, vazados e sobreposições que criaram desenhos orgânicos, dando a ideia de movimento e fluidez, feitos de camurça couro e tule. As cores branco, nude, cinza, chumbo e preto seguiram a mesma linha das coleções anteriores de um ar sóbrio.

Três looks de Gabriela Lotaif - Foto: divulgação
Três looks de Gabriela Lotaif – Foto: divulgação

A quarta concorrente, Gabriela Lotaif, apresentou outro desfile masculino, que foi baseado nos cem anos da primeira guerra mundial, e em outras grandes guerras, atribuindo em seus looks linhas de uniformes reconstruídas, calças com punho, zíper largo e aparente, traduzidos por uma linguagem street wear, cheia de texturas, estampas, rasgos, puídos, destruídos e pregas, feitos de fios lanosos com leve brilho e malha retilínea em tons terrosos e cinzas, finalizados com óculos de piloto e coturnos.

Três looks de Vitor Fernando - Foto: divulgação
Três looks de Vitor Fernando – Foto: divulgação

O penúltimo aluno no line up foi Vitor Fernando, que se fundamentou nas amas japonesas que mergulhavam quase nuas no oceano em busca de pérolas na década de vinte, no livro Japanese Immigrant Clothing in Hawaii, 1885-1941, na técnica de gravura Ukiyo-e e na arte têxtil de Rowland Ricketts. Logo, sua coleção foi inteiramente azul, em tons diferentes de índigo, com listras e modelagem de kimono, formando silhuetas amplas e comprimentos variados; sendo de seda, usada no avesso e uma mistura de seda com bambu e algodão acetinado.

Três looks de Daniela Smitas - Foto: divulgação
Três looks de Daniela Smitas – Foto: divulgação

Finalmente, a última concorrente – e ganhadora da décima primeira edição do FaapModa – a aluna Daniela Smitas teve como inspiração as mutações genéticas que afetam o ser humano e os processos de duplicação e movimentação das células, que resultaram em um estudo de volumes e estruturas inovadoras, determinadas por ombros bem definidos, silhuetas arredondadas, recortes circulares de tule, vestidos completamente bordados compostos por pedras resinadas, cristais, miçangas e vidrilhos, que foram complementados pelo contraste de cores como branco, rosa, azul, verde água, laranja e nude, juntamente com uma ankle boot inteiramente bordada.

Eleição do público: Maria Eduarda

1 º do FaapModa: Daniela Smitas
2 º do FaapModa: Gabriela Lotaif
3 º do FaapModa: Vitor Fernando