Amanhã (10.01), começa a 20ª edição do Fashion Rio, que terá o tema Sou Rio, essa bossa é nossa. Nas passarelas, 26 desfiles vão mostras as coleções de Inverno 2012, pelos armazéns do Pier Mauá entre os dias 10 a 14 de janeiro. Fora delas, exposições complementam a semana de moda com arte e design.

Em uma delas, o fotógrafo e maquiador Fernando Torquatto exibe retratos intimistas de personalidades da TV, da música e do cinema com quem trabalhou como Regina Casé, Gilberto Gil e Thaís Araujo. A convite do diretor criativo do Fashion Rio, Paulo Borges, Torquatto selecionou 34 portraits em preto e branco. As imagens serão impressas em bandeiras de 1,90 x 3m, suspensas no anexo do Armazém 4.

Uma exposição histórica sobre o trabalho de Sérgio Rodrigues acontece no Armazém 5 do Pier Mauá. Com curadoria de Mari Stockler, a exposição também contará com parte do acervo pessoal do arquiteto, que inclui caderneta escolar, cartas, fotos da infância e maquetes de casas projetadas por ele.

Serão aproximadamente 40 móveis distribuídos pelo armazém, em meio a imensos painéis fotográficos. Cinco das principais poltronas e cadeiras assinadas por ele  – Mole, Oscar, Kilin, Diz e Beto – ficarão expostas, separadamente, em cabines com auto-falantes, e os visitantes poderão interagir e escutar a história de cada nome dado, narradas pelo próprio designer.

Outra exposição mostra a influência do design na música brasileira, com curadoria e pesquisa do músico Charles Gavin.

Serão apresentadas cerca de 55 capas de discos, em tamanho de 3m X 3m, 20 delas criadas pelo designer gráfico César Vilela, que fez escola na gravadora Elenco e influenciou diversas gerações. A exposição acontece no Armazém 3 e terá ainda uma parte especial dedicada às capas de discos originais dos anos 60 e 70, inspiradas no Rio de Janeiro. Entre elas, estarão títulos de Edu Lobo, Roberto Menescal, Vinícius de Moraes, entre outros.

Em nossa galeria, você confere algumas imagens, para um aperitivo da coisa toda. É só clicar!