Para criar a coleção de inverno 2023 da Fendi, apresentada nesta quinta-feira (07.07) durante a semana de moda de alta-costura, Kim Jones, um verdadeiro globetrotter, se inspirou em três cidades: Quioto, Roma e Paris.
A cidade japonesa foi o destino escolhido pelo designer logo que as fronteiras se abriram, depois do lockdown ser adotado como medida preventiva contra a Covid-19. Com um arquivo de quimonos dos anos 1700, Jones pediu que seu fornecedor replicasse os padrões e criou um patchwork com o resultado final, unindo as estampas outonais com bordados botânicos, desenhos abstratos criados com paetês, intarsias e uma reprodução de intársia, uma ornamentação em madeira similar à marchetaria, feita em pele.
Apesar de inspirações – tanto temáticas quanto técnicas – com ares históricos, esta foi uma das coleções mais modernas desde que o designer chegou à Fendi. Da elegância dos conjuntos em tons terrosos que abriram o desfile à sensualidade da transparência, a coleção respira ares vintage para agradar uma juventude que tem mergulhado em um passado não tão distante, os anos 2000.
Veja dez coisas que amamos desta coleção:
Os conjuntos
Kim Jones levou para a alta-costura, com materiais de primeira qualidade, a silhueta ao mesmo tempo elegante e despojada que o fez um dos principais nomes das coleções masculinas.
As joias
Criadas por Delfina Delettrez Fendi, as joias apresentadas no desfile marcam a estreia da primeira coleção de alta joalheria da coleção.
A delicadeza
A aplicação das flores, inspiradas em quimonos, reforça que a beleza da alta-costura está na delicadeza das técnicas.
A gola alta
Uma das tendências da temporada, a gola alta desembarca na coleção da Fendi – em grossas e largas faixas que finalizam vestidos e blusas.
O patchwork
A união de tecidos estampados e lisos, criando ondas nas peças, é delicioso de olhar.
O outono
A escolha das cores, as folhagens representadas e a sensação de folhas voando dão ares outonais à coleção.
O abstrato
Estampas abstratas ganham as festas nos vestidos brilhantes criados pela Fendi.
O nó
Um detalhe casual, que parece comum a um look do dia a dia, ganha ares elegantes com os materiais e silhuetas da alta-costura.
O vestido
A Bazaar ama a beleza da simplicidade rica do vestido nude.
A Fendi de Karl
Kim Jones faz uma homenagem à Karl Lagerfeld com releituras dos vestidos de espelhos quebrados, que o kaiser apresentou na marca em 2000.