Fendi verão - Foto: getty images

Fendi verão – Foto: getty images

Por Luigi Torre

Assistir a um desfile da a Fendi é como apreciar uma parada de conquistas técnicas. Mais do que uma inspiração, tema e até mesmo peça são sempre esses os principais destaques, coleção após coleção. Para o verão 2016, eles se dão na forma de volumes e texturas intricadas sobre o couro, material-chave da coleção, bem como dessa casa italiana. Aqui ele aparece levíssimo, primeiro, em tons de vermelho, coral e branco, depois, em verde militar e preto. Sobre ele, uma série de recortes, relevos e trançados que contrapõem o romantismo das blusas eduardianas com aspecto robusto de armadura tribais e medievais.

Romantismo, aliás, já é palavra-chave para esta temporada. Com ele surge também uma vontade nostálgica, quase que de fuga para outros tempos. E na Fendi não é diferente, só um tanto mais luxuoso — e sem vergonha de assim o ser (há toda uma nova tendência sobre o luxo que não parece de luxo). Pense em volumes 80’s à lá New Romantic, como nas blusas de gola alta e manga bufantes usadas com longas saias godê ou na bomber oversized com microshorts. Hits com perfume do passado, mas moldados para o presente.

Porém, Karl Lagerfeld tem aversão a tudo aquilo que já foi. Seu foco é no futuro. E sua atual obsessão são processos tecnológicos na confecção e costura, aliando o que há de mais moderno com o tradicional. Vem daí muitos dos efeitos industriais ou sintéticos desta coleção. Das flores de couro, aos recortes e estruturas que parecem coladas umas às outras. De novo, a técnica como protagonista. Algo que pode não brilhar tanto na passarela, mas que, com certeza, salta aos olha da consumidora.