Vanessa (à dir.) e sua sócia, Barbara, ao lado de criações da marca - Foto:André Brandão/ Harper's Bazaar
Vanessa (à dir.) e sua sócia, Barbara, ao lado de criações da marca – Foto:André Brandão/ Harper’s Bazaar

Por Vívian Stocórno

Desde que deixou a Huis Clos para montar sua própria marca de vestidos de festa sob medida, em janeiro de 2013, sem qualquer alarde, Vanessa Abbud vem conquistando uma clientela top em São Paulo. Com mais de 50 vestidos entregues desde então, a estilista se prepara para inaugurar oficialmente, ainda este mês, seu charmoso ateliê, na Vila Nova Conceição.

As peças de Vanessa fogem do padrão renda-bordado-bandage. Ao lado da sócia, Barbara Gomes da Silva, ela aposta em clientes sedentas por vestidos de um minimalismo moderno, a exemplo das criações inteligentes de Alber Elbaz, um de seus estilistas preferidos, e da sofisticação de Clô Orozco, sua ex-chefe. Assim como Clô, ela também volta o olhar para as artes na hora de criar: sua última descoberta é a artista plástica Aline Sancovsky. “Sou fã da forma como ela une colagem e pintura. A mistura de técnicas e materiais, com atenção aos detalhes, tem tudo a ver com o meu trabalho.”

A sensualidade das peças de Vanessa é zero óbvia. Discreta, é revelada em uma transparência pontual, uma fenda inesperada ou um expressivo decote nas costas, detalhes que a estilista adora. Usando moulage como ponto de partida, ela une tecidos nobres a acabamento impecável, em um perfeccionismo atemporal. “Quero que as clientes olhem as fotos daqui a vinte anos e continuem gostando do que veem. Acredito em uma silhueta feminina, mas que marque o corpo de maneira suave. Gosto de peças acinturadas, com efeito blusê ou com o quadril mais baixo. Nada extremamente justo”, explica. O estilo também vale para os vestidos de noiva supercontemporâneos desenvolvidos no ateliê.

Ali ficam cerca de 50 modelos, entre curtos e longos, que servem de base para a criação do vestido final. Cores, tecidos, bordados e modelagens são alterados de acordo com o desejo da cliente. Quem preferir, pode começar do zero o vestido dos sonhos. “Faço questão de receber cada cliente pessoalmente, com hora marcada, a cada prova. Esse contato intenso é muito importante”, diz.

Formada em Moda pela Faculdade Anhembi-Morumbi e pelo Istituto Europeo di Design, Vanessa trabalhou por quase cinco anos ao lado de Clô Orozco. Era responsável pelos modelos de festa da Huis Clos e da Maria Garcia, pela linha de noivas Prêt-à-Marier e pelo sob medida. “Aprendi tudo com a Clô. Ela era superinteligente e detalhista. Entendia de tecidos e caimentos e me deixava muito livre para criar. Ela me ensinou a não focar o olhar apenas na moda e buscar também inspiração na cultura e nas artes.” Vanessa parece ter feito a lição de casa.

Assine a Harper’s Bazaar