capa-post-1

Por Patricia Carta

Os desfiles internacionais Inverno 2018/19 recém-desfilados já recheiam nossas páginas da seção estilo. O que se destaca? Os uniformes, principalmente os utilitários usados em décadas passadas. Uma roupa que nos protege, de forma fictícia, claro, de um futuro apocalíptico. A influência do street, a roupa ativista e a esportiva seguem cada vez mais misturadas, tanto quanto nossas mentes brilhantes. A passarela busca desesperadamente interessar a mulher atual que se encontra em plena transformação de valores.

A nova geração comanda a cena fashion e será que só ela? Certamente não. O mundo analógico recebe sua última pá de cal no momento em que o festival mais hi-tech do mundo acontece em Austin. enquanto a era digital se desenha, morre Hubert Givenchy, aos 91 anos, criador do pretinho básico que sua musa audrey hepburn eternizou no filme “Breakfast at Tiffany’s“. Com ele morre a elegância purista, que, de fato, não tem mais lugar. Diante do cenário enigmático em que novas regras de etiqueta são criadas e o varejo começa a repensar em como impactar sua cliente, cada vez mais valiosa, Bazaar escolhe perfume gótico para a edição.

O estilo, superexplorado nos anos 1980, respinga de forma sutil e glamorosa em algumas páginas e na nossa capa. Gostou? Não por acaso, o editorial com Barbara Valente reforça pegada glam rock. Ainda celebrando a mesma década, um ensaio punk-chic, fotografado por Bob Wolfenson e com styling de Ciro Midena, homenageia o diretor criativo inglês Judy Blame, que também morreu recentemente. Símbolos que se vão e enterram uma era. Ainda assim, visualmente falando, são os mesmos anos 1980 que estão no poder, inclusive na silhueta que segue oversized. No entanto, na vida real, surpreendemo-nos cada vez mais com as possibilidades virtuais. Causa furor em desfiles internacionais a blogger Miquela Sousa. A influencer, que tem quase 1 milhão de seguidores no Instagram, poderia ser mais uma it-girl, caso fosse uma pessoa de verdade. Mas não, trata-se de uma criação digital, um avatar disputado pelo meio fashion e que levou a outro patamar a ilusão da vida online. Divirta-se com um dia dela em Los Angeles. Mais uma possibilidade de perceber esse admirável mundo novo.