Retrato da dupla RomanLeo para o editorial A New York Minute, da revista Mojeh - Foto: Divulgação


Por Pedro Diniz

Tendência na fotografa de moda, muitos profissionais tem optado por clicar em par. Do voyeurismo de Inez & Vinoodh – marca do cultuado casal holandês Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin – à beleza nostálgica da dupla russo-americana RomanLeo, boa parte das imagens que rodam hoje o mundo em anúncios e editoriais celebrados é produzida em par. “É um outro cérebro criativo ao seu lado, quatro olhos trabalhando em conjunto e dividindo uma mesma visão”, resume Randy Crisp, par de Ruzanna Yesayan na RomanLeo.

Em diversas entrevistas, Inez explicou que, durante o shooting, é dela o papel de dirigir a cena retratada, enquanto Vinoodh “espia” a cena para identificar o espírito da história e poder transportá-lo para a imagem.

Foto autoral da dupla RomanLeo de 2011 - Foto: Divulgação

Não à toa, ambas as duplas são formadas por marido e mulher. O trabalho em equipe, segundo eles, exige desprendimento de egos e uma dose cavalar de paciência para que um ouça e aceite as opiniões do parceiro.

A dupla inglesa The Hilton Brothers e os americanos Mert Alas e Marcus Piggott são bons exemplos de amizades duradouras desse processo criativo.

A atriz Sheron Menezzes na campanha da vivara, clicada pela dupla Mert & Marcus - Foto: Divulgação

Os Hilton são conhecidos por retratar pessoas e modelos em situações inusitadas e traduzir em imagens seu estilo documental. Formada por Paul Solberg e Christopher Makos, a dupla já trabalhou em projetos com Nicola Formichetti, diretor criativo da grife Thierry Mugler e stylist de Lady Gaga.

Mert & Marcus disputam, ao lado de Inez & Vinoodh, o olimpo da fotografia de moda em revistas e peças publicitárias. Aqui no Brasil, o duo fotografou a última campanha da Vivara, capitaneada pelo brasileiro Giovanni Bianco, e ainda tem a cantora Madonna como madrinha. No portfólio, grifes como Gucci, Loewe e Miu Miu.

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