Fusão nuclear: fonte de energia limpa inspira verão 2023 da Chloé

Foto: Reprodução/WWD

Moda e sustentabilidade sempre andam lado a lado no trabalho de Gabriela Hearst – e no verão 2023 da Chloé, apresentado nesta quinta-feira (29.09), durante a semana de moda de Paris, não é diferente.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Nesta temporada, a designer deu um passo a mais em sua pesquisa sobre materiais, técnicas e inspirações que não impactam o planeta e se empenhou em uma pesquisa sobre produção de energia por fusão nuclear. Para isso, mergulhou no projeto ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor, ou Reator Experimental Termonuclear Internacional, em português) que resultará em um reator que imita a fusão de hidrogênio que fornece luz e calor do Sol, produzindo energia limpa na Terra.

Para Gabriela, a energia fóssil é um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente, por isso, entrou em contato com o ITER para visitar o reator e conhecer melhor suas pesquisas. As leituras sobre física e fusão se tornaram o briefing da inspiração da nova coleção, o que levou todo o time da grife a estudar e conhecer melhor o assunto, marcando a primeira colaboração do projeto com uma marca de moda.

As formas do campus onde o reator está localizado foram a principal fonte de inspiração para a designer. A arquitetura circular se transforma em silhuetas arredondadas, as características indústrias viram malhas metalizadas e ilhós, enquanto o aspecto celular da tecnologia se torna delicados detalhes nos vestidos ou bolsas cheias de tramas.

Veja na galeria dez looks que amamos da coleção: