por Cibele Maciet
Não é exatamente uma casa nova, mas a sensação é de como se fosse. Com design assinado pelo escritório do arquiteto Rem Koolhaas, a reabertura da loja da Repossi, no número 6 da Place Vendôme, em Paris, é reflexo do que há de mais atual no mundo da joalheria. “É um novo capítulo para a casa”, diz Gaia Repossi, atual diretora e terceira geração da família no comando da marca. A reforma, que acrescentou paredes móveis, que se alternam entre vitrine e espelhos, transformou o espaço num ambiente de 90m2, dividido em três andares, cada um com propostas e experiências de compras pensadas para diferentes tipos de consumidoras.
No térreo, por exemplo, a ideia é de velocidade e praticidade. É para a mulher que já conhece a marca e, mais ainda, já sabe exatamente o que quer. O primeiro andar, por outro lado, repleto de móveis em cerejeira de Donald Judd e paredes metálicas semirreflexivas, traz as peças da maison disponíveis para aquelas que dispõem de mais tempo para prová-las. Já no subsolo, todo decorado com espelhos e paredes com resina rosa alaranjado, encontra-se o que há de mais nobre e exclusivo na label – a alta-joalheria, exposta num ambiente marcado pela privacidade que a compra de altos quilates exige.
“Há dois anos, tinha em mente criar uma nova experiência para a cliente”, explica Gaia, sobre o mais recente passo das modernizações das quais é responsável. Desde que assumiu o atual cargo, em 2007, a jovem designer de 30 anos reposicionou a marca, fundada por seu bisavô, em 1920, como uma das mais desejadas por uma nova geração. Trocou as maxijoias-ostentação por pequenos objetos de design, feitos de finas tiras de ouro, com delicados diamantes. E, agora, conforme a marca entra numa nova fase, faz o mesmo com suas criações.
Composta por nove brincos de ouro branco, preto, rosa e diamantes, a nova coleção é o melhor exemplo de tal evolução. “Neste momento, estou numa pegada de opulência moderna, tudo passando por certa pureza”, diz, sobre os modelos das linhas Suspensions (inspirada em móbiles) e Lateral, mais os inéditos anéis de ouro branco com diamantes rosas e azuis one-of-a-kind de seis, cinco, quatro e três quilates. “Minha inspiração vem, sobretudo, do corpo da mulher em harmonia com seu tempo. Uma joia tem de corresponder à sua época”, finaliza.