Paula Boldrini – Foto: Divulgação

Em tempos de distanciamento social, recursos tecnológicos entram em cena para aproximar as pessoas e abrir espaço para projetos criados a partir do impacto da pandemia de Covid-19. Foi assim que duas galerias especializadas em joias contemporâneas chegaram ao formato de exposição virtual com o bônus de não terem data de encerramento.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O uso obrigatório apontando que a máscara virar o acessório do ano inspirou a exposição “Mask”, na Galeria Alice Floriano. “Pela primeira vez na história da humanidade, a peça surge como um item indispensável na indumentária”, diz Alice, que comanda o espaço que leva seu nome. “E se este ítem de fato ficar, ao sair de casa nossos olhos serão o nosso maior e primeiro elemento de comunicação com o mundo externo.”

Carol Bergocce – Foto: Divulgação

Nas redes

Para dar formato à mostra que acontece no Youtube, site e Instagram da galeria, Alice convidou 73 artistas de 24 países. “Abrimos convocatória para joalheiros, artistas visuais, designers e fashion designers. Recebemos cerca de 200 submissões”, explica a galerista e designer de joias, acrescentando que o projeto que começou de maneira despretensiosa, cresceu e talvez vire uma publicação impressa.

Chrisse Barban – Foto: Divulgação

“O confinamento imposto pela pandemia mudou o cotidiano, mas não a vontade de driblar o afastamento social e o desejo de se expressar artisticamente”, comenta a também galerista e designer Chrissie Barban, do Núcleo Joalheria.

Pandemia, Pandemônio, Pândega!

Com curadoria da joalheira e artista visual Mirna Korollkovas, a exposição “Pandemia, Pandemônio, Pândega!” pega carona nesse trocadilho para dividir os trebalhos de cerca de 50 joalheiros de vários países da América Latina em três etapas.

Irene Palomar – Foto: Divulgação

Segundo Chrissie, as criações de joias apontam para reflexões e frustações. A mostra pode ser conferida no site e no Instagram do Núcleo, que é uma plataforma criada para potencializar a joalheria contemporânea que tem entre suas ações o evento Brazil Jewelry Week.