Foto: Arquivo Harper’s Bazaar/Luis Alberto Rodriguez, com styling de Carlos Nazario, cabelo por Jimmy Paul, maquiagem por Yadim, manicure Andrea J. Vieira, produção AP Studio, Inc e set design por Julia Wagner

Descoberta aos 13 anos, Gisele Bündchen deixou o Rio Grande do Sul para conquistar o mundo. Neste sábado (20.07), a übermodel brasileira completa 44 anos e, mesmo nove anos depois de se despedir das passarelas, continua impactando o mundo da moda com o seu legado.

Atualmente, a mãe de Vivian e Benjamin se dedica a outros projetos: alguns ainda relacionados à moda, como campanhas nacionais e internacionais, mas também sua jornada com os livros, “Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado” e “Nutrir: Receitas simples para corpo e alma”. Para celebrar seu aniversário, relembre alguns momentos marcantes de Gisele nas passarelas:

Alexander McQueen, 1998

Foto: Getty Images

Com apenas 18 anos, Gisele Bündchen foi escalada para desfilar para Alexander McQueen, mas, ao chegar ao desfile, se assustou ao descobrir que os três looks que usaria deixariam seus seios à mostra. A modelo conta em entrevistas que uma maquiadora a tranquilizou ao optar por pintar a região, mas que sua maquiagem ao final do show estava borrada por conta da chuva e de suas lágrimas.

“Eu era uma boa garota. Eu era um moleque. Era alguém cujos seios grandes haviam envergonhado desde que ela atingiu a puberdade. Eu era uma garota dominada pelo medo de que minha família se sentisse tão envergonhada que nunca mais falaria comigo. Eu estava apavorada”, ela escreveu em seu livro. Gisele acabou se tornando uma das modelos queridinhas de McQueen para encerrar suas apresentações.

Victoria’s Secret, 2002

Foto: Getty Images

Um desfile específico da Victoria’s Secret marca a parceria de Gisele com a marca: no dia 14 de novembro de 2002, ativista do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) invadiram a passarela no momento em que a modelo desfilava, em protesto a um contrato que ela havia acabado assinar com a marca de casacos de pele Blackglama.

Na situação, Gisele apenas continuou a desfilar, mas a manifestação teve um impacto importante em sua vida. Depois disso, ela passou a repensar decisões profissionais e pessoais e, até hoje, é adepta ao veganismo.

Christian Dior, 2007

Foto: Getty Images

Na época, Gisele Bündchen havia pausado suas participações em desfiles, mas quando John Galliano a convidou para participar do desfile de 60 anos da Christian Dior, a modelo não teve como negar. A participação fechou com chave de ouro sua longa relação com a marca, para a qual protagonizou campanhas.

Colcci, 2015

Foto: Getty Images

Em 2015, Gisele Bündchen se despediu das passarelas durante uma apresentação da Colcci, no SPFW. Na ocasião, várias modelos fecharam o desfile usando camisetas estampadas com o rosto de Gisele, que na época somava 20 anos de carreira. “Soou muito grata por ter tido a oportunidade, aos 14 anos, de iniciar esta jornada. Hoje, após 20 anos nesta carreira, é um privilégio estar fazendo meu último desfile por escolha própria e ainda continuar trabalhando em outras facetas da indústria”, ela escreveu após a apresentação.

Cerimônia de abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro, 2016

O último desfile de Gisele aconteceu na frente de 80 mil pessoas, durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Ao som de “Garota de Ipanema”, a modelo cruzou a passarela – que diz ser a mais longa de sua vida – em um vestido criado por Alexandre Herchcovitch, inspirado no mar e na beleza da mulher homenageada pela canção.