Grupo Arezzo & Co anuncia aquisição da marca de sapatos Vicenza

Rafaela Furlanetto e Alexandre Birman – Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (17.01), o grupo Arezzo & Co anuncia a aquisição da Vicenza, marca de calçados femininos fundada há 30 anos por Ariovaldo Furlanetto. A novidade dá continuidade à estratégia do grupo da criação da “house of brands mais completa do mercado brasileiro – e a primeira marca adquirida desde o follow on que captou R$ 833 milhões em fevereiro de 2022.

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Criada em Igrejinha, cidade gaúcha localizada no Vale dos Sinos, a Vicenza inicialmente produzia sapatos para outras marcas. Há dez anos, iniciou o processo de criação de sua marca própria, com a entrada de Rafaela Furlanetto, filha do fundador, transformando-se em uma das maiores marcas independentes de calçados femininos do País e destacando-se pelo estilo jovem e despojado.

Hoje, a Vicenza está presente em mais de 700 lojas multimarcas no Brasil e em países como Itália, França, Portugal, Rússia, Costa Rica, Porto Rico, Bolívia, Equador, Estados Unidos e Líbano, com parte de sua produção destinada à exportação. A empresa vem crescendo num ritmo anual de 30% e faturou R$ 80 milhões em 2022.

A transação marca a primeira vez na história da Arezzo & Co em que adquirem uma marca de sapatos, um mercado em que a Arezzo tem participação de 33%.

Grupo Arezzo & Co anuncia aquisição da marca de sapatos Vicenza

Rafaela Furlanetto e Alexandre Birman – Foto: Divulgação

“Há muito tempo, admiro a Vicenza e acompanho de perto tanto seu crescimento quanto a lealdade de suas clientes à marca”, diz Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co. “Assim como eu, a Rafaela nasceu e cresceu dentro da fábrica, e sapato está no DNA das nossas famílias. Fico entusiasmado com a entrada dela no grupo e com as inúmeras oportunidades de crescimento que a Vicenza terá se juntando ao nosso ecossistema.”

Entre as avenidas de crescimento da Vicenza estão a estruturação de um e-commerce robusta, acoplado à estratégia omnicanal da Arezzo & Co, a entrada em lojas multimarca que hoje já vendem produtos do grupo, o lançamento de outras linhas de produtos, como bolsas, e a abertura de cerca de dez flagships próprias, em pontos exclusivos, como a Rua Oscar Freire e os principais shoppings do País. O acesso à estrutura de “sourcing” da Arezzo & Co garantirá a segurança no fornecimento de material para apoiar o crescimento da marca.

Grupo Arezzo & Co anuncia aquisição da marca de sapatos Vicenza

Rafaela Furlanetto e Alexandre Birman – Foto: Divulgação

“Sinto um orgulho enorme da trajetória que construímos na Vicenza ao lado dos nossos 200 colaboradores e milhares de consumidoras”, diz Rafaela Furlanetto. “Fazer parte da Arezzo & Co é a melhor forma de aumentar nosso impacto ao mesmo tempo em que mantemos nosso legado.”

A Vicenza foi avaliada em R$ 173 milhões, sendo que 60% do valor será pago em dinheiro e o restante  em ações da Arezzo & Co. A transação avalia a Vicenza em 8,7 vezes seu Ebitda para 2023, um múltiplo que cai para cerca de cinco vezes usando a projeção para o Ebitda da marca em 2024.