Gucci celebra 60 anos no Japão com exposição sobre icônica bolsa Bamboo 1947 (Foto: Divulgação/Gucci)

Já são 60 anos desde que a Gucci aterrissou no Japão pela primeira vez e, para comemorar a data, a marca italiana acaba de inaugurar sua mais nova exposição na “terra do sol nascente”, Bamboo 1947: Then and Now. Em cartaz até 23 de setembro de 2024, a mostra ocupa dois andares da Gucci Ginza Gallery, em Tóquio, e celebra o legado da icônica bolsa Bamboo 1947, batizada em homenagem ao ano em foi criada.

Com mais de 460 modelos expostos ao público (datados de 1959 até os dias atuais), a exibição inédita promove uma imersão interativa com a história da marca, fundada em 1921, e seu clássico acessório, além de diálogos entre o item e a maestria da arte japonesa. Para o momento, o diretor criativo Sabato de Sarno (às vésperas de completar um ano à frente da casa) convidou seis mestres e artesãos nipônicos, tradicionais e contemporâneos, para reinventar 60 bolsas Bamboo tiradas dos arquivos das décadas de 1980 e 1990. Descubra cada um deles abaixo:

Morihito Katsura

Ao lado de sua aprendiz, Naoko Ai, o mestre ourives recriou as icônicas alças de bambu torcido e as transformou em detalhes de metais preciosos, como o ouro, refletindo técnicas do Período Heian (794–
1185).

Ai Tokeshi

Laqueadora reconhecida, a artesã trabalha aqui, pela primeira, com o couro. A convite da Gucci, aplicou suas técnicas de Ryukyuan para incluir folhas de ouro e múltiplas camadas de laca, se baseando na tradição histórica do litoral de Okinawa.

Hirotsune Nakazato

As alças originais de bambu da Gucci ganham versões em cerâmica na mão deste artesão, especializado no trabalho milenar da cerâmica.

Daido Moriyama

Fotógrafo por essência, o convidado usou suas imagens de paisagens urbanas e retratos íntimos para decorar as superfícies da clássica Bamboo 1947.

Yui Yaegashi

A pintura abstrata da artista foi aplicada, em pinceladas à mão livre, nas bolsas da marca italiana, formando camadas de texturas em diferentes tons coloridos.

Nami Yokoyama

Famosa por sua série Neon, traduziu seu trabalho fotorrealista para acessórios de couro da Gucci.