
“La Famiglia” é a primeira coleção da Gucci assinada por Demna (Foto: Catherine Opie/Divulgação)
A nova era da Gucci está entre nós! De surpresa, em plena madrugada desta segunda-feira (22/09), Demna revelou sua primeira coleção para a marca italiana. Desfile mesmo, aliás, só em fevereiro.
Batizada “La Famiglia”, a estreia do ex-Balenciaga na Gucci estava entre os momentos mais aguardados da temporada e já circulavam rumores de que o designer explorava intensamente os arquivos do tempo de Tom Ford. Agora, com seus 37 primeiros looks divulgados, a “fofoca” se confirma: Demna mergulhou fundo no repertório da casa, estranhamente “fiel” depois da revolução absoluta que causou na Balenciaga.
Aqui, é estética especialmente sensual do lançamento expõe o desejo do designer em trazer de volta para a Gucci a ideia de “narrativas através das roupas”. Exatamente por isso, cada um dos visuais clicados por Catherine Opie reflete uma personalidade diferente para compor imaginário “Gucciano” do diretor criativo.
Um casaquinho vermelho, à la anos 1960, é incorporado por ‘Incazzata’, enquanto meninos atrevidos – com sungas diminutas – assumem os papéis de ‘Bastardo’ e ‘Ragazzo’. Viciados em redes sociais aparecem como ‘L’Influencer’, garotas exibidas são ‘La Principessa’, mártires da elegância italiana surgem em ‘La Contessa’ e ‘Primadonna’, e o arquétipo da femme fatale é representado por ‘La Cativa’.
Assumidamente “Gucci”, a resolução é de respeitar os códigos da casa, com revisitações comportadas de ícones como o ‘horsebit’, o monograma ‘GG’ e a estampa ‘Flora’. É “tudo ou nada”, ele explica.
Disponível em apenas 10 lojas globais entre 25 de setembro e 12 de dezembro, “La Famiglia” precede em 36 horas o evento oficial da Gucci na semana de moda de Milão – programado para terça-feira (22/09) e que marcará a première do filme “The Tiger”, dirigido por Spike Jonze e Halina Reijin, e estrelado pro Demi Moore.