Vanessa Davidowicz está à frente da eco-friendly e genderless UMA X (Foto: Adász)

Há mais de 20 anos no mercado, a UMA (de Raquel Davidowicz) sempre foi sinônimo de design atemporal e excelência nos processos produtivos. Agora, a marca dá um passo adiante ao lançar a UMA X, projeto independente tocado por Vanessa Davidowicz (filha de Raquel), que aposta em tecidos sustentáveis e tecnológicos, produtos agênero e preço mais acessível, de olho no público jovem.

“Faço parte de uma geração que já começou a trabalhar com moda sabendo dos desafios ambientais a serem enfrentados nessa indústria. Além disso, percebi uma demanda crescente por produtos conscientes com um design contemporâneo para o dia-a-dia, com uma pegada urbana e cool, algo que a UMA sempre teve no seu DNA”, diz Vanessa. “Junto ao time de design, começamos a pesquisar inovações têxteis com matérias-primas certificadas e sustentáveis, o que resultou no lançamento da UMA X.”

Com preços entre R$ 155 e R$ 795, o primeiro drop conta com 26 modelos (Foto: Vini Brandini)

Sabendo que o consumo do público jovem está cada vez mais consciente, levou este conceito para a UMA X. “Buscamos aliar inovação, transparência e informação, tudo envelopado no design contemporâneo pela qual já somos conhecidos.” Fora a pesquisa têxtil, também foi feito um estudo de modelagem das peças sobre caimento, design autoral, pegada easy-wear (fácil de vestir), além de peças atemporais e versáteis com qualidade e durabilidade.

Segundo ela, todas as peças trazem algum tipo de informação ou inovação sustentável, como economia de água no processo de acabamentos, procedimentos biodegradáveis e diminuição de matéria-prima virgem e substâncias químicas. Um exemplo é a utilização do renylon, da ECONYL®, um náilon regenerado 100% reciclado. “Somos a primeira empresa de moda brasileira a homologar um processo de pesquisa interno, uma certificação extremamente difícil de conseguir, pois envolve a avaliação de todas as cadeias de produção e práticas responsáveis da marca requerente.”

Os lançamentos da linha serão feitos através de drops, sem calendário fixo e nem sazonalidade (Foto: Vini Brandini)

Sem calendário fixo e nem sazonalidade, as peças serão lançadas em drops. A primeira leva tem 26 peças (com preços entre R$ 155 e R$ 795), que já está disponível no e-commerce da UMA e nas lojas físicas de São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Além das recomendações de segurança, as peças vão para o consumidor higienizadas com o spray antisséptico a Visto.Bio – neutralizador de partículas virais com eficiência comprovada frente ao coronavírus, que também pode ser comprado pelos clientes no site da marca, caso queiram usar no dia-a-dia.