Bazaar no backstage da grife Herchcovitch, minutos antes de o desfile começar - Foto: Paulo Reis/Harper's Bazaar
Bazaar no backstage da grife Herchcovitch, minutos antes de o desfile começar – Foto: Paulo Reis/Harper’s Bazaar


Por Sylvain Justum

Mineradores e petroleiros, trabalhadores do Oeste americano e as fotografias de Richard Avedon formam o universo de inspiração de Alexandre Herchcovitch para sua linha denim, a Herchcovitch, que apresentou seu verão 2014 nesta quinta-feira (18.04), dentro do Fashion Rio.

A estética preppy e comportada dos anos 1950 conduz boa parte da coleção, recheada de cinturas marcadas, laços e muita feminilidade em tecidos leves como a organza e o chiffon. O jeans começa bruto – em Premium japonês importado -, para então ganhar tratamento estonado, sujo e manchado, como se as delicadas donas-de-casa tivessem ido levar, acomodado nas bolsinhas de couro tipo lancheira, o almoço para seus maridos nas minas de carvão.

As alças de salopete e jardineira, recorrentes na série de retratos The American West, de Avedon, realizada nos anos 1970 e 1980, conduzem a maior parte dos looks. Derivadas em vestidos, macacões e macaquinhos, são bom contraponto worker à delicadeza fluida de algumas entradas.

É o início da transformação da moça ingênua, que passa de um delicado floral de rosas em fundo branco – em camisas fechadinhas, por exemplo – para o dark total, onde reina o preto em detalhes de couro e formas mais agressivas, como a perfecto, lindamente construída no couro marrom queimado.

Até a trilha muda para acompanhar a segunda personalidade das mulheres de Alexandre. Entre as diversas facetas do jeans desfilado, tie-dye, jato de pigmento preto e resina em cor flúo dão as cartas. E a mulherzinha do início, que andava de calça pregueada com listras fininhas, à la seersucker, termina pisando firme com os sapatos pesados, de salto rebuscado, escolhidos para deixar claro que o clima é delicado, sim, pero no mucho.

O look
Vestido longo em chiffon e alça de salopete com detalhes em couro, a perfeita tradução da dupla personalidade do desfile.

O acessório
Os óculos tipo aviador, só que de receituário, deram um simpático ar de nerd-hipster à moçoila retrô da grife.

Confira na galeria abaixo os looks selecionados da passarela: