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Iara Wisnik, ex-estilista da Garoa, alça voo solo

Básico com atitude e cheio de identidade em sua recém-lançada marca própria

by elav
Trench-coat de moletom, R$ 484; shorts de chamois, R$ 326; e regata, R$ 249. O colar assinado por Thaisa Toledo e as sandálias são do acervo da estilista - Foto: reprodução/Harper's Bazaar

Trench-coat de moletom, R$ 484; shorts de chamois, R$ 326; e regata, R$ 249. O colar assinado por Thaisa Toledo e as sandálias são do acervo da estilista – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Por Ligia Carvalhosa

“Sãp peças de extremo conforto, práticas e que vestem com perfeição.” É assim que Iara Wisnik define o estilo de sua marca homônima. Trata-se de roupas casuais, simples na imagem, mas elaboradas na construção, bem ao gosto das paulistanas que procuram por curingas que circulem do dia à noite, sem complicação.

“Busco o essencial do guarda-roupa feminino, calças, saias e blusas coordenáveis entre si”, explica ela, que abriu seu ateliê no final de 2014, no número 57 da Rua Fernão Dias, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Foi lá que conhecemos, com exclusividade, as peças de sua coleção de inverno 2015 – a segunda da grife, que nasceu sem grandes alardes, mas já garantiu espaço no mix esperto da Choix, butique multimarcas conhecida como reduto de novos e promissores talentos.

Filha do músico e professor de literatura brasileira José Miguel Wisnik, Iara procura na cultura nacional as referências para suas roupas e seus acessórios. “Não tenho uma inspiração estética específica, minha criação é um processo no qual exploro o lado tropical da nossa tradição, mas sem estereótipos”, conta, lembrando que, em tempos de globalização, o olhar para dentro pode ser sinônimo de originalidade ou, pelo menos, uma identidade bem definida. Local, com apelo global, como nos tingimentos naturais criados a partir de árvores brasileiras.

Iara veste wrap dress preto e Natalia Moreira (Ford Models) usa blazer, R$ 574; regata, R$ 249; e calça, R$ 545. - Foto: reprodução/Harper's Bazaar

Iara veste wrap dress preto e Natalia Moreira (Ford Models) usa blazer, R$ 574; regata, R$ 249; e calça, R$ 545. – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Formada em moda pela Santa Marcelina, a paulistana afiou o olhar e a técnica como diretora de estilo da Garoa, marca de André e Mariana Tassinari, que, embora extinta, ainda recheia o closet de muitas paulistanas adeptas de uma moda fácil, clássica e funcional. “Aprendi muito nesses anos, viajamos o mundo e tínhamos uma relação intrínseca com as artes, mas, lá, trabalhava uma proposta mais minimalista, criando para uma mulher um pouco mais comportada. A minha marca tem uma pegada mais jovem.”

Os shorts de chamois e o trech-coat de moletom que estampam esta matéria são bons exemplos. Assim como os elementos do universos masculino que também compõem as propostas para a estação que vem chegando, com camisas e conjuntos de calça mais paletó. Básicos sim, mas com identidade própria.

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