
“Brasil, meu Brasil brasileiro”… os primeiros versos de “Aquarela do Brasil”, clássico da MPB de João Gilberto, nunca esteve tão em alta na moda de verão 2019. A tropicalidade é o tema principal de coleções de diversas grifes que desfilam na 45ª edição do São Paulo Fashion Week, ganhando espaço principalmente no beachwear.

Na linha apresentada pela Água de Coco, por exemplo, o tropicalismo ganhou ares vintage com os detalhes de babados em mangas, tops e até calcinhas de biquínis. Um dos poucos maiôs lisos da coleção trouxe a frase “Brazilian Spice” impressa no peito.

Outros prints trouxeram imagens como a do Pão de Açúcar e símbolos tradicionais da flora brasileira, como os coqueiros e samambaias.

Mestre da moda praia nacional, Amir Slama olhou para a história do Palácio Imperial de Petrópolis para criar a nova coleção da sua grife homônima. Mais uma vez as estampas de flores brasileiras – espécies presentes nos ricos jardins do palácio – apareceram nas estampas, mas não só elas! Os arabescos que decoram a tradicional arquitetura da antiga morada da realeza de Portugal no Rio de Janeiro também adornou as rendas de biquínis e maiôs elegantes.

Quer mistura de fauna e flora? Então você vai adorar a brasilidade da Lenny Niemeyer, que tem um pouquinho das duas, mas em formatos estilizados. Que tal as folhagens que formam listras em saídas de praia, ou as estampas de oncinha em cores fortes como roxo e azul? Bazaar aposta que vão ser hits da estação!