Maison Martin Margiela - Inverno 2014/Fotos: Marcio Madeira

Para o inverno 2014, a equipe de estilo da Maison Martin Margiela repete a fórmula aplicada em sua coleção de alta costura, e traz um mix de referências à passarela da semana de moda de Paris.

O primeiro bloco é gráfico e cool, no qual camisas, casacos e jaquetas de alfaiataria aparecem com tiras laterais pintadas à mão em pink e amarelo, arrematados por divertidas mangas oversized, com punhos gigantes. O mesmo exercício aparece em versão minimal nas entradas seguintes e chama atenção para os recortes e aplicações de efeito desconstruído. É tradição da Maison brincar com nossas percepções, apelando para o trompe l’oeil ou peças de construção inusitada, como uma blusa preta de mangas compridas que lembra um blazer invertido. É nítido também o duelo de volumes e comprimentos, visto na jaqueta metalizada curtinha, combinada com pantalona de cintura bem alta. As calças, aliás, dominam o desfile, na contramão da temporada, que tem apostado nas saias.

As referências artsy voltam no meio do desfile – em forma de tricôs e blusas com pinceladas multicoloridas, combinados com coletes de pele e vinil. O mood surrealista abre caminho para um final ainda mais cabeçudo, com uma fileira de vestidos longos, estampados por palavras retiradas de anúncios publicitários.