Giambattista Valli - Inverno 2014

“Atitude urbana”. É assim que Giambattista Valli descreve sua coleção de inverno 2014, apresentada nesta segunda-feira (04.03), na semana de moda de Paris. Mas engana-se quem pensa em looks street descontraídos. A rua de Giamba é ultrassofisticada e vem em forma de looks clean e poderosos.

A cartela de cores é sóbria, com muito preto e creme, ocasionalmente acesa por vermelho, blush e prints florais alaranjados. O romance característico do designer aparece nos primeiros vestidos com drapeados suaves, mas ganha ar boyish, graças à combinação com parcas de alma utilitária. “É uma ideia de garotas e garotos se conhecendo e os dois guarda-roupas se fundindo”, explicou o designer, que escolheu mocassins sem salto para finalizar os looks mais delicados, reforçando a ideia menino/menina.

Valli também aposta nas peles para a coleção, incorporando o material de maneira inusitada em golas, cintos e barras de mangas curtas, mas também as utiliza em construções mais usuais, em casacos, coletes e vestidos. Um trench de astracã metalizado se destaca neste bloco, ressaltando o clima luxuoso do próximo inverno.

O exercício de manter a energia clean também é evidenciado nas decorações, sempre bem dosadas, com pequenas quantidades de cristais polvilhadas em casacos e vestidos. O resultado é opulento, mas nunca ostensivo.

O mesmo efeito vale para a estreia de sua primeira bolsa na passarela. Batizada de The Valli, tem estrutura simples e quadrada, de tamanho médio e alça pequena. O equilíbrio certo entre elegância ladylike e luxo low-profile que a transformará em objeto de desejo entre suas clientes estreladas.