Iris Van Herpen celebra 15 anos com inverno 2023 tecnológico e sustentável
Foto: Reprodução/Instagram/@irisvanherpen

Para celebrar seu 15º aniversário, a Iris Van Herpen olha para o futuro, se inspirando em um cenário que se torna mais presente do que nunca. A coleção “Meta Morphism” faz referência ao momento em que realidade física e digital se fundem em uma única verdade, de uma forma em que fica difícil diferenciar os dois conceitos. Com os avanços do metaverso e a forte penetração do conceito no mundo da moda, já vivenciamos situações em que não há diferença entre o on e o off.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Assim como suas formas únicas, que levaram a marca a ser uma das queridinhas para tapetes vermelhos e eventos, Van Herpen acha uma forma fora e dentro da curva de se manter atual no mundo das NFTs e dos avatares fashionistas. Em parceria com a Microsoft, hologramas criados com realidade aumentada foram apresentados junto com as modelos, no desfile da alta-costura que aconteceu nesta segunda-feira (04.07).

A designer se inspirou no poema “Metamorfoses” de Ovídio, levando assuntos como transformação e metamorfose de identidade para os designs complexos e esculturais da marca. A referência reforça como o tema abordado é atemporal – estando ou não relacionado ao mundo digital como conhecemos hoje, a metamorfose humana através do não-analógico sempre esteve em discussão.

Além dos hologramas, a tecnologia também aparece no uso de técnicas de impressão 3D e nos materiais usados, que incluem resíduos plásticos retirados dos oceanos, tecidos biodegradáveis feitos de algas e sobras de cascas de cacau, além de um tipo de seda feita a partir da folha de bananeira – mais uma forma de levar o contexto da coleção para as peças, já que une práticas modernas a matérias naturais e sustentáveis.

Veja a coleção completa na galeria: