LFW: J.W. Anderson inverno 2015 - Foto: Getty Images
LFW: J.W. Anderson inverno 2015 – Foto: Getty Images

Por Luigi Torre

O reinado 70’s na moda de agora parece, finalmente, estar chegando ao fim. Pelo menos foi isso que indicou Jonathan Anderson com o inverno 2105 de sua J.W.Anderson. É com fortes – e polêmicas – referências aos anos 1980 que o estilista apresenta suas saias de couro envelopadas, vestidos acinturados de ombros arredondados, com combinações cromáticas pouco prováveis, mais toda uma gama de lamês metalizados dignos das festas da época.

É que o ponto de partida de Anderson foi justamente a inocência selvagem de meninas em suas primeiras festas. O que explica os toques femininos acentuados (e ampliados), como os babados nos quadris e busto, os laços, as mangas infladas e a silhueta sempre bem acinturada, também resultando em alguns volumes nos topos e vestidos. Tipo New Romantics, versão século 21.

Destaque ainda para as ótimas botas e bolsas, que reforçam o tino comercial do designer, levado mais a sério desde que recebeu investimento da LVMH. O que não quer dizer que sua veia experimental saiu de cena. Afinal, há ainda toda uma pesquisa sobre materiais (vide os microplissados, os franjados e tratamentos no couro) e a continua busca por novas proporções e silhuetas.

Clique em nossa galeria para ver looks selecionados da passarela da grife, em desfile realizado neste sábado (21.02), na semana de moda de Londres: