
Todo fashionista de verdade conhece o Enfant Terrible da moda. Indomável, arteiro, divertido e criativo, o francês Jean-Paul Gaultier é único. O designer é conhecido pelo mundo por suas criações icônicas e suas musas. Madonna e Rossy de Palma são alguns dos nomes que trabalharam – e ainda trabalham – com o costureiro e que o ajudaram a construir sua marca na indústria.
Sua história profissional conta com mais de 40 anos de ofício na área. Ao completar 18 anos, Jean-Paul foi contratado por Pierre Cardin como seu aprendiz. Cardin teria ficado abismado com os desenhos do jovem francês, segundo o Business Of Fashion. O estilista, depois de algum tempo, seguiu seu caminho e passou pelos ateliês dos designers Jacques Esterel e Jean Patou.
Até que, em em 1976, Gaultier apresentou sua primeira coleção, onde usou materiais incomuns e baratos. E assim chamou a atenção da moda com as roupas de marinheiros, saias masculinas e uma alfaiataria extremamente rebuscada. O estilista produzia peças para mulheres e homens, sempre flertando com o mood genderless, ao mesmo tempo em que pontuava as curvas femininas com suas peças fetichistas.
Em 1997 Jean-Paul Gaultier lançou sua linha de alta-costura. E como um bom designer, o francês busca inspirações pelas culturas e tradições de outros países, enaltecendo a importância da valorização das características de cada lugar diferente. E, até hoje, o costureiro apresenta as melhores criações das temporadas parisienses.
Com toda sua criatividade e produções impecáveis, Gaultier foi contratado em 2003 pela Hermès como diretor-criativo. Um marco para uma casa francesa tão tradicional. Em 2010, Jean-Paul decidiu focar apenas em sua grife homônima e é sempre um dos desfiles mais aguardados da Haute Couture.
Jean-Paul Gaultier completa 67 anos nesta quarta-feira (24.04) e, para homenagear um dos maiores nomes da moda, a Bazaar mostra um pouco de sua história e criações icônicas.
Veja ao longo deste post:












Leia mais:
Jean-Paul Gaultier assina coleção-cápsula para a Supreme
Jean-Paul Gaultier fala do seu trabalho na Portela
10 coisas que amamos da alta-costura verão 2019 do Jean-Paul Gaultier