Foto: reprodução
Foto: reprodução

Por Cibele Maciet

As chances de você ter esbarrado nela (ou em fotos dela) nas redes sociais são grandes. Enormes até. Jeanne Damas faz parte da geração de garotas que vem redefinindo a imagem da mulher parisiense – sempre cool, mas agora mais global, imersa no mundo digital e com interesses e atuações múltiplas. Musa de Olivier Zahm, da revista Purple, e da nova safra de designers franceses (Jacquemus, Nathalie Dumeix, Yasmine Eslami e Hugo Matha), amiga de marcas como Roger Vivier, Comptoirs de Cotonniers, Leon & Harper e Gucci, blogueira, atriz, modelo e, a partir de abril, estilista.

É nesse mês que Jeanne lança sua linha de prêt-à-porter, vendida exclusivamente online, em endereço a ser divulgado em seu blog. “Minha coleção tem um espírito ‘à la française’, com vestidos-envelope e peças com inspiração Birkin”, diz ela, em entrevista à Bazaar, fazendo referência a Jane Birkin, com a qual compartilha traços físicos em comum. “Simples, natural, feminina, com um toque vintage, exatamente do jeito que eu me visto.

Esse jeito inclui jeans Acne de cintura alta, botas de couro preto ou caramelo, da Gucci, e tricôs folgados. “Não existe segredo, meu estilo pode se definir em jeans, camisa, blazer, salto alto e algum toque especial, seja um batom vermelho ou uma bolsa original.” Entre suas marcas favoritas, Sonia Rykiel, Valentino, Courrèges, Vanessa Seward, Gucci e Saint Laurent – “meu sonho é ter um guarda-roupa cheio de roupas vintage, assinadas pelo próprio Yves.”

Sua primeira coleção terá cerca de 30 peças, com tecidos como malha, camurça e denim. “Sou minha própria diretora de arte e farei sozinha o shooting da campanha”, conta, orgulhosa. No futuro, a it-girl, que virou queridinha das soirées parisienses, quer juntar sua bande de copains famosos (entre estilistas, fotógrafos e modelos) para trabalharem juntos. “Também tenho alguns projetos de cinema, mas eles ainda não são minha prioridade”, diz a fashionista, que fez curso de teatro no ateliê Blanche Salant. Talento e criatividade ela já provou que tem.