Quem esperava o “pretinho básico” que já virou marca para João Pimenta, precisou esperar até o fim do desfile do estilista, que marcou o início do SPFW. Cruzando um dossel de renda, os primeiros modelos atravessaram o palco e a plateia ao som de notas de piano e um texto narrado por Vera Holtz, e mostraram para os convidados uma sucessão de estilos variados.
A alfaiataria, como é tradição, ganhou o máximo destaque. Às vezes meio fetichista, em looks de cowboy; outras completamente desconstruída, combinadas com saias assimétricas e crinolinas vitorianas. E enquanto o primeiro ato trouxe modelagens quase tão amplas quando o próprio palco, o segundo veio com ares mais românticos, ostentando bordados em formas de flores e moscas coloridas sobre casacos e sobretudos maximalistas.
No terceiro, a visão do estilista chegou mais introspectivo, resgatando listras e outras padronagens geometrizadas, além de um sobretudo prateado que, segundo vozes na plateia, já estava prometido para uma cliente antes mesmo de aparecer na passarela.
O ato final trouxe, enfim, o preto, cobrindo couros com textura de cobra. Aqui, os chapéus de vaqueiro retornaram ainda mais sóbrios – e os tecidos ainda mais flutuantes, incluindo laços nas golas e mangas que deram ainda mais movimento para a alfaiataria.
Debaixo das luzes do Theatro Municipal, a fila final trouxe aplausos de pé e gritos animados, marcando um começo poderoso da semana de moda mais importante do País!
Veja alguns looks do desfile na galeria: