Foto: Divulgação

Toalha, sandálias e protetor solar são itens essenciais do kit de praia de Joshua Vides, nome por trás da famosa marca californiana Reality to Idea. “Todo o resto é apenas um acessório”, brinca o designer em conversa com Bazaar. Ele, que já estampou suas criações monocromáticas e traços inspirados em desenhos 2D em marcas como a italiana Fendi, as de streetwear Nike e Adidas, além de Ballantines (uísque escocês). Agora, empresta sua vibe praiana (ainda que em preto e branco) em uma collab com a Havaianas, cujos itens serão lançados nesta quinta-feira (08.07) em diferentes partes do mundo.

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Esse mood praiano vem de suas andanças por diferentes praias do mundo, que visitou ao longo da vida. Detalhe: ele vive no sul da Califórnia (nos Estados Unidos), pertinho de Venice Beach, que indiretamente serviu de inspiração para a colaboração que, entre outros itens, tem uma versão estilizada dos famosos calçados, inspirada nos chinelos japoneses Zori. “Sempre vi as Havaianas nas praias que visitei. Quando as conversas começaram, sabiap; que queria criar uma coleção com itens essenciais para um dia de praia. Algo fácil de embalar e cair na água sem se preocupar.”

O conceito de sua marca autoral é dar outro significado a objetos ao seu redor, com criações a partir de papel e caneta. “Gosto de trazer luz à concepção de objetos em contraponto à sua existência”, explica. Para ele, a oportunidade de trabalhar em um design icônico, mas ao mesmo tempo simples como o das famosas sandálias, é emocionante. “A toalha é a minha favorita, pois é o maior objeto que criamos, o que significa que eu tive mais espaço para criar um único item”, arremata. O desenho é composto por uma cesta de piquenique com bebidas e frutas, uma taça de vinho derramada com um prato de sanduíche.

“Embora meu nome não esteja impresso no produto final, fico animado em saber que minha equipe e eu estamos sendo reconhecidos em escala global. O céu é o limite”, brinca sobre as mais diversas obras e superfícies que ganharam seus traços. No mundo das artes, o designer também expôs no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, com instalações no ano passado e mais recentemente.

Vides adianta que há novos projetos em curso até o fim do ano e que se estendem para 2022. “Espero que tenha uma espécie de férias em um futuro próximo”, entrega. Sem conhecer o Brasil, adoraria dar uma passada por aqui. “Quem sabe vocês não fazem isso acontecer?”, gargalha. Como diria aquela música de Silva com Ludmilla: “Você não anda bem / Precisa relaxar / Precisa de uma praia / Um pôr do Sol na praia / Um pôr do Sol à beira-mar“. São nossos votos de um Verão próximo, próspero e com população vacinada pronta para cada mergulho ou flash.


POP-UP STORE
Para comemorar o lançamento, a Havaianas e a Reality to Idea vão abrir uma pop-up store em Los Angeles, neste fim de semana, onde os visitantes poderão aproveitar uma experiência na galeria criada por Vides. Para se ter ideia da grandeza, há uma palmeira estilizada de mais de oito metros de altura logo na entrada. Ao redor do mundo, seis lojas terão intervenções em suas fachadas, como a flagship de São Paulo (na rua Oscar Freire). A linha completa conta com dois pares de sandálias, nos shapes top e tradi zori (inspirada nos chinelos japoneses Zori), um par de meias, uma camiseta e uma toalha de praia.

Foto: Divulgação