Katie Sturch/Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (25.05), quarto dia da temporada de verão 2013 do Fashion Rio, Harper’s Bazaar conversou com a inglesa Katie Sturch, trendsetter do WGSN e expert na análise de varejo e tendências em merchandising, para saber suas impressões sobre a semana de moda carioca.

Katie já havia conferido a temporada de inverno 2012 do SPFW e esta é a primeira vez que vem para o Fashion Rio. “Aqui as coisas são um pouco mais soltas, mas acredito que seja em função do próprio lifestyle descontraído da cidade”, diz.

Entre os desfiles que mais lhe chamaram atenção estavam a Maria Bonita Extra e a Coven. “Eu gostei muito da forma como o tricô foi trabalhado na Coven e da maneira como a marca traduziu duas grandes tendências; a barroca e a oriental”.

Katie, que já está pensando nos caminhos do verão 2014, conta que o Oriente – já visto no inverno 2013, nos desfiles de Jason Wu, Proenza Schouler e Dries Van Noten – será uma das principais referências, assim como o barroco e o esporte. “O sportswear é a tendência mais forte agora, então será interessante observar como as marcas utilizarão as influencias desse universo no futuro”.

Além da Coven, que já antecipou uma parte do que vem por aí, Katie também elogiou o denim de estampa barroca feito pela 2nd Floor; assim como o desfile da Herchcovitch, totalmente Oriente Médio. “É muito bacana a forma como o designer usa a tendência de uma maneira nova e ousada”. Ponto pra gente!