Kenzo Takada – Foto: Getty Images

Uma notícia muito triste para a moda: o estilista japonês Kenzo Takada morreu neste domingo (04.10), em consequência de uma infecção pelo novo coronavírus, aos 81 anos, anunciou um porta-voz da marca Kenzo.

O amor de Kenzo pela a moda se desenvolveu quando ele ainda era criança, por meio da leitura de revistas de suas irmãs. Em 1958, entrou para uma escola de moda, Bunka Fashion College de Tóquio, que começava naquele ano a receber estudantes do sexo masculino.

Depois de ganhar o seu diploma, ele se estabeleceu em Paris em 1964. Kenzo estava tentando ganhar um lugar no meio da moda, assistir a espectáculos, fazendo contatos com a mídia e esboços de looks.

O sucesso de Kenzo começou em 1970, ano em que ele apresentou sua primeira exposição na Galeria Vivienne, sua primeira loja, Jungle Jap foi aberta, e uma de suas modelos apareceram na capa de um importante título internacional.

Sua coleção de estreia foi apresentada em Nova York e Tóquio, em 1971. No ano seguinte, ganhou o Editor Fashion Club, prêmio japonês. Kenzo mostrou seu estilo dramático quando, em 1978 e 1979, ele realizou a sua mostra em uma tenda de circo, finalizando com atores vestidos com uniformes de amazonas transparentes e ele mesmo montando um elefante.

Sua primeira coleção masculina foi lançada em 1983. Em 1988, sua linha de perfumes femininos começou com “Kenzo de Kenzo” (agora conhecido como “Ça Sent Beau”), “Parfum d’été”, “Le monde est beau” e “L’eau par Kenzo”. “Kenzo pour Homme” foi o seu primeiro perfume masculino, lançado em 1991. “Flower by Kenzo”, lançado em 2000, se tornou a fragrância mais emblemática para a marca Kenzo Parfums. Em 2001, uma linha de cuidados, “KenzoKI”, também foi lançada.

Desde 1993, a marca Kenzo é de propriedade da empresa francesa de artigos de luxo LVMH. Kenzo Takada anunciou sua aposentadoria em 1999, deixando seus auxiliares no comando de sua grife. Hoje, a label é comandada pelo diretor criativo português Felipe Oliveira Baptista.

Em 2005, ele reapareceu como um designer apresenta decoração “Gokan Kobo” (“oficina dos cinco sentidos”), uma marca de talheres, objetos de casa e mobiliário.