No dia 21 de janeiro de 1905, nascia em Granville, na França, Christian Dior. 117 anos depois, na mesma data e mesmo país, a trajetória deste designer é homenageada na passarela que apresenta a nova coleção masculina da marca que carrega seu nome, agora, comandada por outro estilista brilhante: Kim Jones.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Quem assistiu à apresentação de inverno 2022 da grife, viu o trabalho delicado que Jones criou ao revisitar a silhueta do New Look, estilo eternizado por Dior, que foi criado em 1947 e que apostava em uma silhueta mais elegante, sensual e feminino, para a coleção masculina da linha.

“Uma silhueta, silhuetas que aparecem e se impõem cada vez mais na imaginação. Os esboços fixam esse trabalho da mente […], mas não como uma composição estática – não, são silhuetas em movimento”, afirmava Christian Dior. E essa inspiração fica clara no desfile, que inicia as comemorações de 75 anos da marca.

Na nova coleção, o tailleur Bar, com a cintura marcada e volume no quadril, se mistura à alfaiataria masculina britânica, criando uma nova versão do clássico. As mangas com pelos, as altas e volumosas golas de casacos, os sobretudos, as boinas e outros detalhes ganham releituras e reforçam o DNA da casa.

“Quis olhar o arquivo, na pureza do começo da Casa, no seu impulso original. Olhamos para as coleções iniciais e focamos na arquitetura, pegando esses elementos e transformando eles de forma quase instintiva em uma forma masculina para hoje em dia, sempre mantendo o joie de vivre no coração das roupas de Christian Dior”, conta Kim Jones, que compartilhou em seu Instagram algumas das imagens que lhe inspiraram.

Kim Jones cria releituras do New Look de Christian Dior para inverno 2022 masculino
Foto: Divulgação

O desfile também apresenta a parceria entre a marca e Birkenstock, que resulta em papetes e sandálias cinzas na linha Dior by Birkenstock. Além disso, a Saddle Bag ganha uma nova parceira: a Dior Corolle Tote, uma bolsa estruturada e com formas verticais.

Veja na galeria alguns looks da coleção: