La Gea: quente e fresco se misturam em nova grife de Iran Costa

Iran Costa, fundador da La Gea – Foto: Divulgação

Por Caroline Campos

Sunny couture é a identificação (mais que apropriada!) para a sensação que emana das coleções da nova marca que abre as portas em São Paulo, La Gea. Chegando ao mercado transmitindo o frescor de verão, sem cair nos clichês e firmando-se com atemporalidade, a label traz uma certa vibração que nos faz sentir saudade da brisa do mar e das memórias da época mais apaixonante do ano. Mas é sempre verão em algum lugar do mundo, e essa é a mulher que inspira a marca: a globetrotter que está em busca do sol. Preza pelo conforto das fibras naturais, além do trabalho manual de excelência em conexão com a terra.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Embora novidade no mercado nacional, o nome de Iran Costa já circula pelo mercado europeu há anos. O sergipano, de Tobias Barreto, cidade pequena, mas que figura com fama no mundo da moda brasileira por ser considerada uma das principais produtoras de bordado, talvez tenha tido na cidade natal uma grande influência para o destino atual. Iran cresceu com familiares trabalhando no mundo têxtil, mas a moda ainda estava longe – e perto, ao mesmo tempo. Nos primeiros anos da juventude acabou por deixar a cidade do coração para desbravar a Itália, outro polo associado ao mundo da moda. Por coincidência do destino ou não, a proximidade com esse universo sempre esteve ao redor, até capturar de vez Iran.

Esse capítulo começou de forma inusitada: ainda nos tempos de bancário – a moda, embora admirada, continuava longe dos planos profissionais – e enquanto morava na Itália, criou por influência da mãe, uma pequena loja de revenda de beachwear brasileiro, no Instagram. O negócio deu tão certo, que em poucos meses a página, sem muitas pretensões, começou a fazer sucesso com influencers e admiradoras dos autênticos modelos de moda praia brasileiros na Europa.

Não demorou muito, o perfil nas redes sociais chamou atenção da renomada label Ermanno Scervino, que entrou em contato com Iran propondo uma parceria para uma coleção-cápsula made in Brazil. O sucesso da colaboração rendeu frutos, e levou a muitas outras coleções ao longo de sete anos para a passarela e para lojas ao redor do mundo.

Os anos de experiência internacional, assim como a vida entre Brasil e Itália, pavimentaram o caminho para um olhar autêntico misturando o melhor dos dois mundos. As experiências diversas também. Embora convidado para assumir a direção de outras grifes nacionais, a inquietude durante a pandemia o fez focar todas as suas energias em um projeto que mais seu, impossível. “Eu gosto do todo. Não apenas do criativo, a proposta, a execução… existem mil e um elementos dentro de uma marca e a La Gea nasceu só comigo e isso me motiva, vê-la nascer sozinha, em todas as frentes”, conta Iran à Bazaar.

São os mesmos produtores e artesãos da parceria intermediados anteriormente pelo designer para produção na grife italiana que acompanham Iran na nova empreitada. Além da excelência técnica e material, fortalecer o comércio local e reconhecimento do trabalho feito à mão é mais um pilar que a marca carrega em seu DNA, assim como o olhar para a moda sustentável.

Na nova coleção, a La Gea chega com inspiração na Lombardia e sua terra in natura, elementos que já são parte de sua visão de mundo. Belezas típicas do Lago di Como e papaveros pintados à mão como estampa exclusiva da temporada dão cor e forma ao poppy flower, que guia a marca para o verão 2023, junto do brasileiríssimo trabalho de macramê em peças fluidas. A temporada chega ainda acompanhada da linha festa e também da alfaiataria, pensada para ser uma lufada de ar fresco, que se divide entre os florais leves e estruturados, popelines e jacquards, indo do sexy ao cool sem esforço. No que depender de Iran Costa, aonde tiver sol, é para lá que a La Gea vai.