Landmark: Tiffany & Co. reabre as portas na Quinta Avenida – Foto: Divulgação

A Tiffany & Co. na Quinta Avenida, em Nova York, reabre ao público esta semana após uma longa reforma. Agora a loja foi rebatizada de Landmark, apresentando muitas novidades além das icônicas joias da marca.

O Landmark marca a primeira renovação da loja da instituição desde que abriu suas portas em 1940. Forças opostas definem a transformação: velho e novo, passado e futuro, tesouros escondidos e revelados. Prestando homenagem à icônica estrutura original do edifício, a fachada com sua estátua Atlas e relógio acima das portas giratórias foram reformados para honrar seu design original.

“A reabertura do icônico Fifth Avenue Landmark é um marco importante para nossa casa. Símbolo de uma nova era para a Tiffany & Co., o Landmark é muito mais do que uma joalheria – é um centro cultural com uma vitrine requintada de arquitetura e hospitalidade superior, além de arte e design de ponta. Ele define um novo padrão para o varejo de luxo em escala global”, afirma Anthony Ledru, presidente e diretor executivo da Tiffany & Co.

Landmark: Tiffany & Co. reabre as portas na Quinta Avenida – Foto: Divulgação

O arquiteto Peter Marino reinventou a arquitetura de interiores e o OMA New York, liderado por Shohei Shigematsu, renovou núcleo do edifício e a infraestrutura de circulação, bem como a adição do novo volume de três andares acima do edifício existente.

A adição da cobertura liderada por OMA/Shohei Shigematsu, substituindo o espaço de escritório adicionado em 1980, apresenta duas formas distintas, porém conectadas, que compõem o volume unificado.

Ao entrar na nova loja, os clientes são imersos em um amplo andar principal de caixas de joias iluminadas por uma claraboia inovadora. A instalação do teto se estende por quase todo o comprimento da sala e é composta por uma abstração de facetas. Seu design exclusivo é uma homenagem à herança e à autoridade da Tiffany como fornecedora dos melhores diamantes do mundo.

Landmark: Tiffany & Co. reabre as portas na Quinta Avenida – Foto: Divulgação

Integradas nos 10 andares do Landmark estão quase 40 obras de arte, incluindo peças inéditas encomendadas pela Tiffany. A curadoria apresenta obras de artistas renomados como Damien Hirst, Julian Schnabel, Rashid Johnson, Anna Weyant e Daniel Arsham.

No andar térreo, os visitantes ficam imersos no cenário icônico da cidade de Nova York por meio de paredes de vídeo que projetam vistas do Central Park e do horizonte de Manhattan quando ligadas e servem como espelhos quando desligadas.

Landmark: Tiffany & Co. reabre as portas na Quinta Avenida – Foto: Divulgação

O piso de parquet de madeira em todo o edifício remonta ao design original de 1940, ecoando o padrão original do interior de nossa loja. Um novo relógio da Tiffany & Co., inspirado na estátua e relógio originais do Atlas, também fica no térreo.

O coração da loja apresenta uma escada em espiral com balaustradas ondulantes transparentes adornadas com cristal de rocha, inspiradas e refletindo os designs de Elsa Peretti. A escada conecta os andares 3 a 8, enquanto os elevadores permitem o acesso a todos os andares.

O Blue Box Cafe™, de Daniel Boulud, oferece uma visão única da cobiçada experiência gastronômica da Tiffany. O chef com estrela Michelin de traz um menu diurno de inspiração sazonal, incluindo café da manhã e chá. O espaço redesenhado agora inclui uma área de jantar privada e um bar com instalações de arte. Museus dedicados e espaços de exibição nos andares 8 e 9 oferecerão uma rotação de eventos.