Danielle Luquet de Saint Germain e Yves Saint Laurent em fitting do desfile da coleção de inverno de 1968 da YSL - Foto: Divulgação
Danielle Luquet de Saint Germain e Yves Saint Laurent em fitting do desfile da coleção de inverno de 1968 da YSL – Foto: Divulgação

Depois do leilão dos vestidos de Lady Di, um novo evento promete movimentar o desejo das colecionadoras de moda. Danielle Luquet de Saint Germain, modelo, musa e amiga de Yves Saint Laurent, anuncia que vai abrir o closet e leiloar mais de 10 mil peças do seu acervo, de grifes como Azzedine Alaïa, Paco Rabanne, Christian Lacroix e, claro, YSL.

A venda está programada para acontecer em outubro de 2013, em Paris. A coleção já é considerada pelo mercado especializado como uma das privadas mais importantes da alta-costura. O leilão será realizado em três etapas, na casa Gros & Delettrez, no dia 14. Antes, a partir do dia 2, algumas peças serão expostas ao público.

À esquerda, Luquet com look do inverno de 1969 da YSL, à direita, com looks do verão 1968 da grife - Foto: Divulgação
À esquerda, Luquet com look do inverno de 1969 da YSL, à direita, com looks do verão 1968 da grife – Foto: Divulgação

A ex-modelo vive em Genebra há alguns anos. Além de subir inúmeras vezes à passarela de Saint Laurent nos anos 1960 e 70, ela também desfilou para grifes como Dior e Hermès. Luquet é tamanho 34.

A relação deles era tão intensa que, em inúmeras entrevistas, o estilista chegou a comentar que foram mulheres como ela a fonte de inspiração para peças como a le smoking, sua primeira blusa transparente.