À esquerda, Vera Wang resort 2015; à direita, Alexander Wang inverno 2014 - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
À esquerda, Vera Wang resort 2015; à direita, Alexander Wang inverno 2014 – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Por Ligia Carvalhosa

Neste verão, o lenço deixa o posto de acessório e assume status de peça de roupa. Simples, prático e superversátil, bem como pede a moda do momento, sua presença já podia ser sentida nas passarelas de inverno 2014 – lembre-se das composições de Christopher Bailey, para a Burberry, e dos modelos usados como poderosos colares nas apresentações de Alexander Wang e Paul Smith.

Avance uma estação e, para o resort 2015, os lenços saem de coadjuvantes para assumirem papel de protagonistas. Quem comanda o movimento é a Dior, que adotou o carré como fio condutor da coleção que chega agora às lojas.

Da esquerda para a direita: Paul Smith inverno 2014; Dior resort 2015; e Burberry inverno 2014 - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
Da esquerda para a direita: Paul Smith inverno 2014; Dior resort 2015; e Burberry inverno 2014 – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Nas mãos de Raf Simons, os quadrados de seda se transformam em tops, vestidos fluidos, saias assimétricas e até pulseiras. Tudo devidamente estampado com imagens florais de gráficos do arquivo de monsieur Dior.

“É uma referência perfeita de como o lenço pode ter várias funções”, diz Paola de Orleans e Bragança, que, além de embaixadora da maison no Brasil, assume sua veia de estilista desenhando os carrés de sua marca homônima. “É uma das peças mais versáteis que temos no guarda-roupa, os pequenos podem ser transformados em pulseiras, e os mais longos, amarrados em fivelas e usados como cintos”, completa ela.

Outro forte adepto da peça é Christopher Bailey. Sob sua direção criativa, a Burberry apresenta alguns modelos de seda e lã levíssima, traduzindo, perfeitamente, toda a facilidade e simplicidade chic que se espera de um guarda-roupa resort.

Gucci resort 2015 - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
Gucci resort 2015 – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Stylist habitué das páginas de Bazaar, Vanda Jacintho também é expert no assunto e promete boas novidades para as interessadas na tendência. A moça ampliou, recentemente, a produção de panneaux da marca que leva seu nome (ex-Beach Couture). “Costumo amarrá-los na bolsa e usá-los como blusa ou cinto”, diz ela, que prefere combinar o acessório com produções monocromáticas.

“Faça um nó no meio, com a peça do avesso. Amarre duas pontas na cintura, e as outras duas no pescoço”, explica para as interessadas em transformar lenços em tops certeiros para o verão brasileiro.