A designer Livia Bassi - Foto: divulgação
A designer Livia Bassi – Foto: divulgação

Formanda em desenho industrial, Livia Bassi é alguém para ficar de olho. Pelo menos quando o assunto são joias orgânicas e cheias de significado. A premissa é fazer algo que seja bom para quem usa. “Vejo como orgânico o que é mais puro, que está mais perto do seu estado bruto, à sua origem de nascimento. Além de trabalhar com pedras brutas, também acredito no trabalho manual. Minhas peças são todas hand made. Acredito que todas carregam uma energia positiva pelo carinho que meus prestadores de serviço têm em fazê-las”, explica a designer, que está à frente da marca que leva seu nome.  Seu foco são peças únicas ou de pequena tiragem.

Leia mais: Christie’s anuncia maior leilão da história de um diamante azul

Colar com ametista bruta, anel com citrino bruto e colar com turmalina rosa bruta, todos Livia Bassi - Fotos: reprodução
Colar com ametista bruta, anel com citrino bruto e colar com turmalina rosa bruta, todos Livia Bassi – Fotos: reprodução

Segundo ela, sua inspiração é a vida e todos os elementos que a rodeiam. O resultado desse processo criativo são duas frentes de trabalho: uma com peças mais minimalistas e geométricas e outra com peças brutas.

Na sua coleção Acalanto, por exemplo, a designer utiliza as gemas em seu estado natural. Em alguns casos, as pedras recebem somente um polimento para ressaltar seu brilho e cor. A ideia é que, ao usar os acessórios, as pessoas se beneficiem de suas propriedades preventivas e curativas. Por isso, cada peça vem com uma explicação de seus poderes.

Leia mais:Georg Jensen se une a Zaha Hadid para lançar coleção de joias

Aneis da coleção Z29 - Fotos: divulgação
Aneis da coleção Z29 – Fotos: divulgação

Sua outra coleção, a Z29, segue a linha minimalista e homenageia o cobre, primeiro metal a ser minerado pelo homem. O conceito é baseado em linhas simples para que o protagonista fique em evidência. “A coleção é toda produzida com chapas, tubos e fios de cobre. Esses elementos são trabalhados manualmente pelos nossos ourives, e no final recebem um banho de ouro rosé, que contém uma quantidade grande de cobre em sua liga. Esse metal em contato com o nosso corpo traz benefícios, como melhora da imunidade. Ele ainda tem ação anti-oxidante e auxilia na saúde do nosso coração”, revela. Quase uma joalheria zen.