Terrine de legumes
Moda + Gastronomia. Arte: Oda Moura

por Otávia Somavilla

 

A temporada de shows de moda pelo mundo continua, e depois de Nova York, voltamos nosso olhar para Londres para saber como uma turma de designers sempre tão inovadores vê as próximas coleções. E toda essa energia inspiradora vai ganhando forma e sabor, com o apetite desejando o melhor pedaço da semana.

Uma atitude roqueira e rebelde estava em tudo, mas o que amei foram as estampas, especialmente o xadrez e as listras fortes, largas e contrastantes. Para unir as ideias, um verde meio oliva, meio militar, escolhido em vários looks.

Terrine de legumes
Mulberry e Versus: listras e militares dos desfiles de Londres inspiram uma terrine de legumes

Para combinar de forma deliciosa estas ideias, uma terrine  ao pesto foi a receita escolhida. Formada por camadas listradas de uma variedade de legumes, decorada com um xadrez estilizado e acompanhada do clássico molho pesto. Podemos chamar de “terrine” uma infinidade de receitas, porque este é o nome da forma em que assamos a receita. Por isso é tão comum ver versões que vão de carne a chocolate.

Aqui, a estrela são os legumes, com um toque de queijo de cabra no recheio. Recomendo fazer de véspera, para facilitar o corte, e pode ser servida como entrada, ou como um almocinho leve em um dia de verão.

 

 

Receita:

Terrine de Legumes ao Pesto

Terrine de legumes by Otávia Sommavilla
Terrine de legumes by Otávia Sommavilla

 

Para a terrine:

 

2 berinjelas médias

2 abobrinhas italianas

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

200 g de queijo de cabra ( de preferência do tipo Chevre)

100 g de cream cheese

½ xícara de creme de leite fresco

1 ovo

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Molho Pesto

 

terrine_1

1 xícara de folhas frescas de manjericão

½ xícara de azeite de oliva

¼ xícara de nozes

Sal e pimenta do reino a gosto

 

terrine_2

Comece a receita com os legumes que precisam ser pré-assados.

Corte as berinjelas em fatias finas, pelo sentido do comprimento. Reserve as primeiras fatias, da casca, para a decoração.

Forre uma assadeira grande com duas folhas de papel manteiga, e unte com azeite.

Coloque as fatias de berinjela, tempere com sal e cubra com  papel manteiga.Leve ao forno a 200 graus por aproximadamente 20 minutos. Reserve.

Afervente o pedaço da casca até que fique macio, retire imediatamente e mergulhe em água gelada. Reserve para decorar.

Unte os pimentões com azeite e coloque-os  no forno também, em uma outra assadeira. Deixe que tostem até que a casca fique com bolhas dourada, retire do forno e embrulhe imediatamente em papel alumínio, deixando esfriar. Quando estiverem frios, retire a pele, abra-os ao meio e corte em fatias. Reserve.

Fatie a abobrinha também pelo comprimento e reserve. Faça duas fatias bem finas para usar para a decoração, aferventando-as por 3 minutos em água salgada para que fiquem macias. Reserve.

Com a ajuda de um processador de alimentos, misture o queijo de cabra em pedaços, cream cheese, creme de leite fresco e ovo. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Bata até que fique homogêneo.

Reserve.

 

terrine_3

Para a montagem,use uma forma de terrine de aproximadamente 24X10 cm. Unte o fundo e laterais com azeite, e forre com as fatias de berinjela assadas.

Alterne camadas dos outros legumes, sempre temperando com azeite, sal e pimenta do reino,  com o creme de queijo, e ao terminar, feche com as fatias de berinjela, dobrando-as sobre os legumes.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.Deixe mais 10 minutos descoberta, para que seque o liquido.

Retire do forno, espere esfriar e guarde na geladeira, de preferência de um dia para o outro, para facilitar o corte.

Fatie e sirva acompanhada do molho pesto

Para a decoração sugerida, forme um xadrez com as tiras da casca da berinjela e tiras finas de abobrinha.

 

Para o molho pesto:

Bata todos os ingredientes juntos.

A melhor técnica recomenda que você use um pilão para amassar as folhas e misturar os ingredientes, o que garante textura e ajuda a preservar a cor. Mas dá bastante trabalho,e nem todo mundo tem. Então, pode usar o liquidificador, ou processador de alimentos. Se você quiser uma versão ainda mais tranquila, é possível comprar o pesto pronto.

Para evitar que o molho escureça e garantir um pesto verdinho: Mergulhe as folhas de manjericão na água fervente por 5 segundos, retirando-as imediatamente e mergulhando na água com gelo. Escorra e seque bem com papel toalha. Siga com a receita. Também é importante guardar o molho coberto por uma camadinha de azeite de oliva, para evitar que escureça.