Por Rodrigo Yaegashi
O fim de uma era revolucionária para a Louis Vuitton desde que surpreendeu o mundo fashion ao contratar o então apenas diretor criativo da hypada Off-White, Virgil Abloh, para assumir a direção da linha masculina da label no início de 2018 – que encerra seu ciclo hoje com a coleção de inverno 2022, última assinada por ele, que faleceu no ano passado.
Idealizada por Abloh, o sonhar é o fio condutor para uma coleção que une o DNA streetwear inclusivo e ousado do criador com a excelência na manufatura e construção da maison. Com mix de balé, artistas e atletas de parkour, com os modelos na passarela de cenário lúdico e articulado, a marca trouxe a atmosfera divertida, e até mesmo infantil, unindo roupa, função, propósito e homenagem.
Alfaiataria acinturada, jaquetas florais, patchs fun, padronagens psicodélicas e óticas dançam, pulam e rodam do dia à noite em transições inteligentes do styling humorístico de maxibonés, toucas com chifres ou maxiorelhas – e, até mesmo, no final com asas em richelieu branco que flutuam neste último sonho.
O legado de Abloh para a Louis Vuitton é imenso, desde a sua nova clientela que abraçou a marca em 2018 até mesmo na forma sempre esperta de posicionar a moda ao contexto antirracista que tanto almejamos e queremos que perpetue. Fará falta, como dissemos logo após sua partida, mas assim como Martin Luther King, Abloh também teve um sonho – agora somos nós que devemos fazê-lo perpetuar.
Veja dez coisas que amamos do desfile:
O cenário

Chamado “Louis Dreamhouse”, o cenário surrealista reunia pedaços de uma casa desconstruída, uma mesa e outros ambientes que conversavam com a coleção.
Os artistas

Dançarinos, modelos e atletas de parkour foram embalados pelo som de uma orquestra ao vivo.
Os acessórios

Bonés, bolsas, máscaras, mochilas, luvas e, até mesmo, véus completam os looks.
As asas

Impossível não se emocionar com as asas de richelieu que encerraram o desfile.
As orelhas

Tocas e bonés ganham orelhas pontudas e altas.
As flores

Alguns modelos atravessaram a passarela carregando flores, mais uma homenagem a Virgil Abloh.
Os códigos

É possível ver na coleção diversos elementos construídos por Abloh, como as inspirações no streetstyle e o famoso avião de papel.
As bolsas

Com formatos inusitados, as bolsas e malas já são o must-have da coleção.
O branco

A cor encerra a coleção colorida, reforçando o aspecto sonho do desfile.
As saias

Feitas em metais e em camadas, as saias sobrepõe calças e criam silhuetas inusitadas.