Há de se saber ler Nicolas Ghesquière nas entrelinhas. Muito longe do óbvio e cheio de sutilezas, o diretor criativo da Louis Vuitton, mais uma vez recorreu a elementos lúdicos.
Para a cruise 2024 da marca, Ghesquière nos transportou para Isola Bella no Lago Maggiore, ao norte da Itália. Mais precisamente, para o Palazzo (barroco) Borromeo. O desfile, que aconteceu nos salões principais, bebeu na fonte do estilo grotto recriado no basement do palácio e nos seus jardins.
Uma verdadeira folie foi responsável pela fusão dos looks urbanos a figuras marinhas. Brocados e paetês recriaram texturas de corais, conchas, escamas e afins. Com o auxílio de franzidos em detalhes de vestidos, mais elementos marítimos surgiram. Vestidos no viés com barras ou mangas armadas produziram volumes inesperados. A aparição do neoprene ajudou na associação aquática mais imediata e serviu de top para macacões com calças suaves e transparentes e de base para sobrepor shorts de linho combinados a sweatshirts.
Viu-se sob bons casacos, ou mesmo sozinhos, vestidos de paetês com aspecto molhado e escorregadio recriarem vitrais da Belle Epoque, comuns por aqui. Bolsas de diferentes tamanhos deram o ar da graça com tênis e botas rasteiras, enquanto cabeças delirantes coroaram princesas e Netunos.
A mistura de tecidos leves e pesados, camadas de diferentes proporções, o uso de brilhos e opacos e de componentes fantásticos, fazem parte do DNA da marca sob a batuta do diretor.
Ghesquière nunca foi para beginners, mas, como sempre, valeu a pena o mergulho.
Veja na galeria os looks que amamos da apresentação, realizada na noite de quarta-feira (24.05):