Croqui do salão futuro salão de sapatos da Louis Vuitton na Saks/Foto: Reprodução

Louis Vuitton acaba de embarcar em um projeto inedito. Segundo o site WWD, a Maison planeja inaugurar um salão de sapatos, na Saks Fifth Avenue, até o final de setembro. O espaço ficará localizado no andar de calçados da loja de departamentos, o 10022-Shoe, que atualmente passa por um projeto de expansão.

Este será o primeiro salão exclusivo da grife dedicado as coleções de sapatos, oferecendo diversos modelos, dos mais casuais, aos de festa. Já a arquitetura ficou por conta de Peter Marino, que criou um projeto aberto, com um nicho central que lembra o ateliê da Louis Vuitton em Florença, na Itália. Ainda não foi divulgado o tamanho do espaço, mas sabe-se que terá as mesmas características das lojas da marca pelo mundo.

E tem mais. A Maison desenvolveu um modelo exclusivo para a inauguração, que será uma versão bordada, com bastante brilho, de um dos scarpins da coleção de pre-fall 2012.

Atualmente, o andar de sapatos da Saks abriga coleções de designers como Jimmy Choo, Nicholas Kirkwood, Prada, Giuseppe Zanotti, Alexander McQueen, Gucci, Dolce & Gabbana, Chloé e Tod’s. Com a expansão, o espaço passará a contar com nomes como Jason Wu, Altuzarra, Pierre Hardy, Proenza Schouler, entre outros.

Nos últimos cinco anos, os sapatos têm sido os produtos mais vendidos da Louis Vuitton. Nos Estados Unidos, a grife possui 67 lojas que vendem as coleções de calçados. “O mercado é muito forte e está em alto crescimento”, disse Valerie Chapoulaud-Floquet, presidente da grife na América do Norte.