Louis Vuitton: o legado que revolucionou o mundo fashion

Há 198 anos nascia um dos maiores nomes da moda

by Beatriz Poletto
Inside #LouisVuittonX. The new exhibit devoted to #LouisVuitton’s many artistic collaborations is opening on June 28th in Beverly Hills. Find out more via link in bio.

Foto de Louis Vuitton na exposição “Louis Vuitton X” – Foto: Reprodução/Instagram/@louisvuitton

Há 198 anos nascia Louis Vuitton, um dos maiores nomes que construíram a história da moda. Dono de um império que teve início em 1854, o francês não tinha idéia do que o seu legado se tornaria. Suas malas se tornaram referência de luxo e, principalmente, qualidade. Ao longo dos anos, a marca expandiu sua gama de produtos e atualmente é queridinha das celebridades, lançando tendências e esbanjando informação de moda.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Aos 16 anos, Vuitton se tornou um mestre em malas. Graças ao tipo de transporte usado na época, que se resumia às carruagens, barcos e trens, as bagagens dos passageiros eram tratadas sem nenhum cuidado. Por isso, as pessoas passaram a procurar por artesãos para construírem caixas que protegessem seus pertences.

Ao chegar Paris, em 1837, Vuitton passou a procurar emprego, e começou a trabalhar no ateliê de Monsieur Maréchal – grande nome do artesanato da época.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Essas foram as raízes do trabalho de Louis Vuitton. Depois de 17 anos, ele deixou seu cargo no ateliê e abriu uma loja própria, perto da Place Vendome, em Paris.

Cada vez mais o francês recebia clientes e demandas de produtos, até que precisou expandir sua produção. Em 1859, ele abriu um ateliê em Asnières, ao norte da capital francesa. No início, eram apenas 20 empregados. Em 1900, quase 100. E, em 1914, eram 225 pessoas trabalhando para a família Vuitton.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Georges Vuitton, filho único do mestre das malas, continuou o legado do pai. Em 1886, revolucionou os cadeados das bagagens, tornando-os em verdadeiros cofres.

O ateliê original foi expandindo, incluindo a casa oficial da família. Hoje, esse endereço se tornou um museu. E o ateliê continua como sede da fabricação dos produtos Louis Vuitton. São 170 pessoas trabalhando para clientes ao redor do mundo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Leia mais:
Louis Vuitton + Alex Israel: collab tem oito peças vibrantes
Rihanna fecha com o grupo LVMH e lança a Fenty Maison
Resort da Louis Vuitton decola nos anos 1980