Foto: Karl Prouse/Catwalking/Getty Images

Com um cenário dark e cavernoso no Lycée Carnot e uma primeira fila bombada de pop stars como Kanye West e Alicia Keys; a Givenchy desfilou sua coleção de inverno 2012/13, neste domingo (04.03) na semana de moda de Paris, sob direção criativa de Ricardo Tisci.

Começando pela trilha sonora, que trouxe intensas galopadas de cavalos, até as botas de cano bem alto; o universo equestre surge novamente na temporada, mas num formato bem mais sensual e poderoso, no olhar de Tisci.

A alfaiataria impecável, pela qual o designer é reconhecido, segue firme nesta coleção, que trouxe muito couro e renda, além de peles em patchworks e tons de vermelho, marrom e preto.

O universo masculino aparece em contraste com o feminino, como nas jaquetas que vem com corte limpo e reto na frente, mas trazem caudas, crinoletes – armação de metal muito usada na era vitoriana – e peplums na parte de trás.

A feminilidade surge inspirada nas fotografias sensuais de Guy Bourdin, traduzidas nos vestidos de alcinha, de seda, renda, plissados e pedrarias; enquanto as calças não ficam de fora e aparecem em maior quantidade – numa modelagem que lembra as de montaria -, visto que, nesta temporada, as saias não param de pipocar nas coleções.

Mais uma vez, Ricardo Tisci acerta em cheio, com peças que provavelmente veremos em muitos editores, editoriais, celebridades e fashionistas em geral, até que venha a próxima temporada.