Malu Borges usa full look Schutz – Foto: Guilherme Nabaham, com direção criativa por Ale Montanher, styling de Daniel Ueda, beleza por Mario Marques, set designer Jean LaBanca e direção executiva Index

Malu Borges é do tipo inquieta. Aos 26 anos, a geminiana se inspira em influencers contemporâneas na busca por inovação. “Sempre atrás de alguma coisa nova, ver o que está acontecendo”, narra à Bazaar. Seu primeiro contato com a moda veio dentro de casa, com a mãe – professora do assunto. Chegou a cursar nutrição, mas percebeu que causar impacto com a escolha de looks é o que sabe fazer de melhor. “Quanto mais pessoas alcanço, mais opiniões diferentes vão discordar. Gosto de fazer pensar, intrigar e não estar no senso-comum”, acrescenta.

Conhecida dentro e fora do mundo da moda, sua projeção aconteceu em meio à pandemia por conta de uma bolsa atoalhada, com visualizações estratosféricas nas redes sociais e furou a bolha. “Amei estar nesse lugar, me identifico e fui me descobrindo”, conta. “Amo a liberdade que o público me dá, de poder testar tudo. Não existe um jeito. Eles me deixam ser tudo, aceitam e abraçam minhas ideias. É divertido.”

A influencer surge na capa digital de Bazaar em um mood minimal e twist glam, bem diferente de como se apresenta ocasionalmente. “Muito especial. As fotos ficaram incríveis”, elogia a parceria do fotógrafo Guilherme Nabhan com o stylist Daniel Ueda. Embaixadora da Schutz (do grupo Arezzo&Co), estrela a nova campanha que celebra calçados feitos na Itália, no pre-fall 2024. “Trabalho que tenho muita liberdade. Conseguimos essa cocriação, e abraçaram as minhas ideias”, conta sobre o processo. “Quando a gente consegue trazer o universo da marca para o nosso, é a junção perfeita”. O ensaio vai do minimalismo ao bold, com pitada officecore. “Marcas que dão liberdade são as que a gente quer ter parcerias eternas”, explica. A coleção “Forward” apresenta calçados em slingback (semelhantes ao scarpin), em dois modelos de salto (kitten heel e a sua versão míni) e detalhes como laço aplicado ao drapeado em preto, vermelho e metalizados, além de outros dois mules.

Criar uma estética única e uma linguagem que rompa seu nicho é o que todo criativo busca até que o espectador assimile sua identidade. E é assim que Malu Borges vem se pautando. Desde aquele estranhamento com o item-desejo da Bottega Veneta, crava seu nome com unboxings únicos e reações cativantes – pode copiar, ela não liga – em vídeos de arrume-se comigo e vlogs em que compartilha não só a sua rotina, mas a da família – isso inclui a filha Maria Isabel (apelidada carinhosamente de Bebel), de dois anos, e o marido, o empresário João Santiago. Se um item é bold ou kitsch, com certeza você vai ver na timeline. Aliás, muita gente a marca quando vê uma peça “diferentona” na espera de um react.

Malu Borges usa full look Schutz – Foto: Guilherme Nabaham, com direção criativa por Ale Montanher, styling de Daniel Ueda, beleza por Mario Marques, set designer Jean LaBanca e direção executiva Index

Esse jeito engraçado e divertido levou a influenciadora de Petrópolis (na região serrana do Rio) a ser escolhida como a nova embaixadora da alta-costura e, nos próximos dias, embarca para Paris, na França, a fim de cumprir agenda na mais importante semana de moda junto à Fédération de la Haute Couture et de la Mode. “Ainda mais especial do que no ano passado. Estou muito animada e ansiosa”, explica ela, que já havia sido convidada para o evento e agora assume nova missão. “Sempre tive esse feeling de que tudo ia ficar bem e o caminho que fosse trilhar seria o caminho certo”, conta.

Seu plano nunca foi sentar na fila A dos desfiles ou vencer o TikTok Awards na categoria Fashion. Mas, desde pequena, já tinha um senso estético apurado. Torcia para o pai não escolher roupas “nada a ver”, e gostava de compor o look das amigas para festas ou determinada ocasião. “Era algo em mim e passava batido”, recorda. Na infância, estudou em uma escola cujo uniforme era obrigatório e ela tentava burlar a regra, usando cachecóis coloridos. “Lembrança antiga, que consigo assimilar ver um pouquinho disso.” Para o futuro, Malu mira na consolidação dessa comunicação ao criar projetos que se retroalimentam. “Adoraria pensar em apresentar um programa de TV ou projetos educacionais”, enumera.

Ela e a família acabaram de comprar uma nova casa, pois precisavam se mudar “de qualquer forma”. O antigo apartamento havia ficado pequeno. “Achei que o meu closet ia segurar, mas, assim, virou uma vitrine. É uma imensidade de coisas, apesar de conseguir fazer brechó e doação”, ri. Intitulada de Bebelo’s House, pretende trazer seu espectador para um mergulho em seu universo de forma diferente, acompanhando a reforma como se fosse um reality. “Algo que as pessoas consigam acompanhar totalmente.” Por isso, além de moda, conteúdos que envolvam design e arquitetura fazem parte desse novo menu. “Possam ter acesso e entender tudo dentro desse universo. Encontrem a gente no YouTube passe pelo TikTok, entre no Instagram e termine no Spotify.”

Se equilibrar pratinhos é uma função nata desta geminiana múltipla, um dos projetos para os próximos anos é consolidar sua marca, criar um legado e desvencilhar seu nome do CNPJ. Ainda não sabe se é uma label de roupas, beleza ou uma empresa de comunicação de viés educacional ou uma mescla disso tudo. De certo: “Alguma coisa que não dependa exclusivamente de acordar todo dia, estar bem e postar para poder viver”, exemplifica. Quer encontrar formas de materializar este trabalho, onde usar seu rosto 24 horas por dia não seja o modus operandi. “O maior desafio do criador de conteúdo é conseguir não ser engolido por essa ansiedade, né? Porque todo dia é um dia novo, onde a gente precisa postar os stories, porque em 24h vão sair dali. Pensar em criar um conteúdo novo em vídeo, porque o feed vai descendo. Conteúdo novo para o TikTok, porque o de ontem já foi… Trabalho muito para não viver essa ansiedade maluca, que te engole às vezes”.

Malu Borges usa full look Schutz – Foto: Guilherme Nabaham, com direção criativa por Ale Montanher, styling de Daniel Ueda, beleza por Mario Marques, set designer Jean LaBanca e direção executiva Index

Se criar caminhos e estar à frente das tendências é algo que tira de letra, Malu Borges é a prova de que moda vai muito além daquilo que se veste no dia a dia. Se a cada escolha, criam-se rotas inimagináveis. Para Malu, a empolgação é a pólvora e, suas metas, um norte. Malu Borges quer, agora, apoiar ainda mais a moda nacional com comprometimento inabalável e liberdade criativa. Sua vontade é impulsionar e destacar os talentos locais, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional.