Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

100 milhões de garrafas usadas podem produzir muita roupa. Como parte da parceria da Quiksilver com a Repreve – uma fornecedora de fibras recicladas -, 3.500 toneladas de plástico foram reaproveitadas para short, jaquetas e outras peças de vestuário desde o início da colaboração em 2012.

“Estamos muito animados em contribuir com a proteção de algo com o qual realmente nos preocupamos: o oceano. Como surfistas e snowboarders, precisamos pensar no futuro, para que nossos netos possam aproveitar tudo o que tanto amamos. Reciclagem de resíduos de plástico em algo que é útil para nós, ainda hoje, é um passo importante ”, disse Garry Wall, gerente geral global da Quiksilver.

O processo de produção de roupas é incrivelmente mais ecológico do que as alternativas de fabricação padrão. “A produção de poliéster reciclado consome quantidades significativamente menores de energia (45%) e água (20%) do que o tradicional. No geral, o tecido reciclado produz um terço a menos de gases do efeito estufa do que o poliéster convencional ”, disse o porta-voz.

Além disso, a iniciativa conservou quase nove milhões de litros de água potável e forneceu consumo anual de energia para quase 1.000 residências, explicou o porta-voz. Para se ter uma ideia, para produzir um short, são usadas 10 garrafas recicladas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Reciclar é uma coisa, reduzir outra”, disse Wall. “Cem milhões de garrafas são um marco, agora estamos trabalhando em uma estratégia refinada para combater o lixo plástico por meio de produtos e ações inovadores. Ainda há muitas áreas em que precisamos melhorar e esperamos evoluir mais, uma responsabilidade que nossa indústria como um todo precisa assumir ”.

Derivado de combustíveis fósseis, o plástico é uma matéria-prima que é consistentemente produzida em novas formas e apenas 10% são criados a partir de materiais reciclados. A quantidade restante acaba em aterros sanitários ou no meio ambiente, como o oceano, que está ameaçando cada vez mais a vida selvagem marinha e clima global. Sob a parceria, as várias marcas da Quiksilver, Roxy, DC Shoes têm usado o fio Repreve.

Leia mais
Fast-fashion brasileira lança coleção de jeans reciclado
Chopard aposta em ouro responsável para suas joias