
Martin Margiela completa 61 anos nesta segunda-feira (09.04)! A abordagem conceitual do estilista desafiou a estética da moda de seu tempo. Sua maneira de construir uma peça envolvia desconstruí-la, expondo o interior, o forro e as partes inacabadas, revelando os diferentes estágios de fabricação: pregas, ombreiras e estampas entre elas.
Ele também fez história com suas modelagens oversized e dramáticas. Para comemorar a data, separamos um documentário e duas exposições que estão em cartaz para você conferir de perto o trabalho do mestre. Confira abaixo:
Margiela/Galliera 1989-2009
O Palais Galliera preparou a primeira retrospectiva em Paris dedicada ao estilista belga. A mostra narra praticamente toda a sua carreira, da sua coleção de Primavera/Verão de 1989 até a Primavera/Verão de 2009, data que marcou seu último desfile.

Margiela e seus anos na Hermès
Também na capital francesa, o Musée des Arts décoratifs está com a exposição “Margiela, les années Hermès” originalmente criada pelo ModeMuseum (MoMu) em colaboração com Martin Margiela e apresentada em antuérpia em 2017. Este projeto inédito destaca a colaboração entre Hermès e o estilista, que aconteceu de 1997 a 2003.

No documentário “The Artist Is Absent“, é possível entender o processo criativo e desvendar a cabeça de Martin Margiela, que, como o título do documentário sugere, não aparece em nenhum frame. “Eu sabia que ele poderia fazer algo maravilhoso”, diz o estilista Jean Paul Gaultier sobre o colega belga. O vídeo de pouco mais de dez minutos mostra os processos de desconstrução de looks, no auge da marca nos anos 90 e 2000. Clica no play para assistir!