A Melissa acaba de anunciar uma colaboração inédita com Alexandre Pavão, nome que se consolidou no cenário da moda brasileira por sua abordagem maximalista e autoral. A coleção é marcada pela fusão entre o DNA inovador da Melissa e o universo exuberante do designer, em peças que provocam e encantam.
“Foi um processo de mistura — mas uma mistura que não dilui, que concentra. Cada peça da collab carrega esse atrito proposital entre o universo da Melissa e o meu. A versão em plástico da bolsa Olga, por exemplo, foi quase um exercício de memória afetiva. Trazer uma peça que nasceu no meu ateliê, feita em couro, e transformá-la em um objeto moldado, rígido, com outra lógica de construção, foi como dar um novo corpo a uma ideia que já era muito minha”, conta Pavão sobre o processo criativo.
A coleção traz versões inéditas de dois dos modelos mais icônicos do designer — as bolsas Nina e Olga — agora produzidas em Melflex®, material exclusivo da Melissa. A Nina combina a estrutura da clássica Moon Bag da marca com a tampa orgânica da Messenger de Pavão, ganhando ainda texturas inspiradas em solados de calçados icônicos. Já a Olga aparece com formas estruturadas e acabamento texturizado, preservando a força do design original.
“A bolsa Nina talvez seja o melhor exemplo desse encontro: ela mistura a estrutura da Moon Bag da Melissa com a tampa orgânica e marcante da minha Messenger. E aí entram as texturas de solados clássicos de calçados que muitas vezes estiveram presentes em produtos Melissa, que funcionam como uma camada de código, quem conhece, reconhece. É quase uma escultura que conversa com o passado das duas marcas.”
Outro destaque é a Melissa Kirk, sandália inédita que une solado em EVA, cabedal em Melflex®, cordas e mosquetões, traduzindo a tensão visual característica do trabalho de Pavão. “A sandália Kirk é pura tensão visual. O mosquetão no peito do pé não está ali como enfeite: ele carrega o peso simbólico do utilitário, do exagero. As cordas amarram a ideia de liberdade, de improviso, de montagem quase espontânea. É uma peça que não suaviza nada, ela afirma, ocupa espaço, impõe presença.”
Essa liberdade estética foi um dos pontos mais valorizados pelo designer na parceria. “O que me empolgou em tudo isso foi justamente não ter que me ‘adaptar’. A Melissa me convidou pra trazer minha linguagem, e aí a gente construiu juntos algo que é novo pros dois lados.”
Conhecido por trabalhar com materiais inusitados, Pavão revela o desafio criativo de adaptar seu maximalismo artesanal ao Melflex®. “Foi quase como reaprender a construir. O Melflex impõe limites e isso, pra mim, é um exercício criativo. Eu trouxe elementos da minha linguagem, o exagero de texturas, a sobreposição, a amarração, mas precisei redesenhar tudo pra funcionar dentro da lógica de um material moldado em alta temperatura. É outro tempo, outro corpo. O desafio foi não suavizar o que eu faço, e sim distorcer um pouco o que se espera do Melflex.”
Segundo Paulo Pedó, diretor da Melissa, a collab também representa um marco na trajetória da marca. “Essa colaboração é uma ponte entre o presente e o futuro do design nacional, e estamos muito orgulhosos de fazer parte disso. A Melissa sempre acreditou no poder transformador da criatividade. Com Alexandre Pavão, encontramos uma voz autoral que compartilha dessa visão e nos ajuda a explorar novas possibilidades estéticas e de design.”
Mais do que um lançamento de produtos, Melissa / Alexandre Pavão assume um papel simbólico ao ampliar discursos de individualidade e autenticidade. “É usar a escala como amplificador de discurso. A Melissa me ofereceu algo raro: liberdade criativa com alcance, tanto em produto, como na direção criativa da campanha e na estratégia de marketing da coleção. Não é sobre adaptar a mensagem, mas sobre gritar ela mais alto.”
Definida pelo próprio criador como uma “explosão”, a coleção traduz em forma e matéria a intensidade emocional de um desejo antigo. “Porque ela é exatamente isso: um encontro de forças, de materiais, de texturas, de desejos. Nada é suave ou discreto, cada peça é propositalmente intensa. É uma explosão visual, estética e até emocional, já que por muitos e muitos anos desejei criar algo junto da Melissa.”
Com uma comunidade digital fiel e engajada, Alexandre Pavão acredita que o vínculo com seu público vem da verdade por trás de cada criação. “Quando entendi que o desejo vem da verdade, não da tentativa de agradar. Durante muito tempo, ouvi que precisava ‘conversar com o mercado’. Mas quando soltei essas amarras e comecei a criar o que eu realmente queria usar, ver, tocar, as pessoas começaram a se identificar. A estética virou linguagem, a linguagem virou desejo.”
Hoje, a marca alcança públicos dentro e fora do Brasil, alavancada também por sua presença digital. “A internet me deu velocidade, mas também me deu comunidade. Sempre acreditei que a internet é a vitrine para o mundo. Hoje a marca vende não só para o Brasil, mas para lugares do mundo todo, e isso resume muito o poder do uso correto da internet.”
A coleção Melissa / Alexandre Pavão estará disponível a partir de 16 de junho com exclusividade no site do designer, e no dia seguinte (17.06) em canais oficiais da Melissa, como a Galeria Melissa São Paulo e e-commerce melissa.com.br.