
Foi em uma visita ao Château de Chenonceau, parte da organização do desfile da Métier d’Art da Chanel, que Virginie Viard passou a perceber as semelhanças entre a locação – conhecida como Château des Femmes, como acabou sendo chamada a coleção – e uma das residências de Coco Chanel.
Mergulhada nesta constatação, e com um pouco do universo mágico de princesas em mente, que a designer transformou a história e os símbolos do local em inspiração para a criação da linha.
Apresentada virtualmente e com apenas uma espectadora na plateia, a atriz Kristen Stewart, embaixadora da Chanel que irá ser o rosto da próxima campanha de Métiers d’Art, a coleção cita o espaço de diversas maneiras. Algumas mais óbvias, como bordados com a imagem do castelo, outras de formas mais abstratas, como trabalhos manuais que remetem à tapeçaria ou os visuais góticos inspirados pelas galerias do local.
Mas se engana quem pensa que as roupas com inspirações renascentistas são datadas. Leggings, couro e a mistura de acessórios em pérola trazem a linha para o século XXI – uma das melhores já criadas por Virginie desde que assumiu a direção criativa da maison. Veja dez coisas que amamos da apresentação:
A inspiração

A história do Château de Chenonceau marca as peças da Métiers d’Art.
Os acessórios

Mix de colares com pérola, cintos finos e minibags foram os destaques da coleção.
O quadriculado

Uma das referências Château de Chenonceau que marcou a coleção foi o quadriculado que pode ser visto em diversos salões do castelo – incluindo o espaço onde o desfile foi gravado.
O couro

O material foi um dos grandes responsáveis por trazer a coleção para um momento mais atual.
O tricô

Feito com uma grossa lã, o tricô foi usado para criar peças pesadas e estruturadas.
A beleza

Acrescentando ainda mais charme à apresentação, tanto a maquiagem, com uma pegada punk, quando o cabelo, com uma textura maravilhosa, se destacaram. Os acessórios de cabeça com pérola já se tornaram desejo.
Os vestidos

A Chanel apresentou uma gama de vestidos pretos maravilhosos – que com certeza estarão presente nos próximos tapetes vermelhos.
As calças

Seja como elemento principal do look ou usada sob vestidos, as calças foram uma das maiores apostas da apresentação.
O efeito metálico

Além dos acessórios, tecidos, bordados e aplicações deram um acabamento metálico às peças.
As flores

Inspirada nos jardins da locação, Virginie incluiu flores de diferentes formas ao longo da coleção.