Foto: Divulgação

Foi em uma visita ao Château de Chenonceau, parte da organização do desfile da Métier d’Art da Chanel, que Virginie Viard passou a perceber as semelhanças entre a locação – conhecida como Château des Femmes, como acabou sendo chamada a coleção – e uma das residências de Coco Chanel.

Mergulhada nesta constatação, e com um pouco do universo mágico de princesas em mente, que a designer transformou a história e os símbolos do local em inspiração para a criação da linha.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Apresentada virtualmente e com apenas uma espectadora na plateia, a atriz Kristen Stewart, embaixadora da Chanel que irá ser o rosto da próxima campanha de Métiers d’Art, a coleção cita o espaço de diversas maneiras. Algumas mais óbvias, como bordados com a imagem do castelo, outras de formas mais abstratas, como trabalhos manuais que remetem à tapeçaria ou os visuais góticos inspirados pelas galerias do local.

Mas se engana quem pensa que as roupas com inspirações renascentistas são datadas. Leggings, couro e a mistura de acessórios em pérola trazem a linha para o século XXI – uma das melhores já criadas por Virginie desde que assumiu a direção criativa da maison. Veja dez coisas que amamos da apresentação:

A inspiração

Foto: Divulgação

A história do Château de Chenonceau marca as peças da Métiers d’Art.

Os acessórios

Foto: Divulgação

Mix de colares com pérola, cintos finos e minibags foram os destaques da coleção.

O quadriculado

Foto: Divulgação

Uma das referências Château de Chenonceau que marcou a coleção foi o quadriculado que pode ser visto em diversos salões do castelo – incluindo o espaço onde o desfile foi gravado.

O couro

Foto: Divulgação

O material foi um dos grandes responsáveis por trazer a coleção para um momento mais atual.

O tricô

Foto: Divulgação

Feito com uma grossa lã, o tricô foi usado para criar peças pesadas e estruturadas.

A beleza

Foto: Divulgação

Acrescentando ainda mais charme à apresentação, tanto a maquiagem, com uma pegada punk, quando o cabelo, com uma textura maravilhosa, se destacaram. Os acessórios de cabeça com pérola já se tornaram desejo.

Os vestidos

Foto: Divulgação

A Chanel apresentou uma gama de vestidos pretos maravilhosos – que com certeza estarão presente nos próximos tapetes vermelhos.

As calças

Foto: Divulgação

Seja como elemento principal do look ou usada sob vestidos, as calças foram uma das maiores apostas da apresentação.

O efeito metálico

Foto: Divulgação

Além dos acessórios, tecidos, bordados e aplicações deram um acabamento metálico às peças.

As flores

Foto: Divulgação

Inspirada nos jardins da locação, Virginie incluiu flores de diferentes formas ao longo da coleção.