Thairine Garcia, em editorial da Bazaar de agosto de 2012, fotografada por Gui Paganini - Foto: Divulgação
Thairine Garcia, em editorial da Bazaar de agosto de 2012, fotografada por Gui Paganini – Foto: Divulgação

Um dos universos masculinos mais influentes também entre as mulheres, o militarismo não sai de moda; ele, no máximo, dá um tempo, para voltar renovado em releituras e adaptações ultrafemininas, prontas para as trincheiras urbanas. Nesta estação, coleções de verão internacionais e de inverno brasileiras chegam às lojas camufladas em tons terrosos, cáquis e no indefectível verde-oliva. Os uniformes utilitários dos soldados servem de referência para novos exercícios de styling, equilibrados entre a força da tropa de elite e o mood mulherzinha da vez.

A primeira medida a ser tomada para atualizar a ideia é substituir as calças pelas saias. Deixe os característicos bolsos cargo para camisas e tops; mantenha as pernas em dia para poder escolher entre os diferentes comprimentos e suba no salto, assim você foge também da literalidade do coturno pesado.

Da esquerda para a direita, looks de inverno da Triton, Pedro Lourenço e Colcci - Fotos: Getty Images
Da esquerda para a direita, looks de inverno da Triton, Pedro Lourenço e Colcci – Fotos: Getty Images

Espelhe-se no vigoroso verão 2013 da italiana Max Mara, cujo repertório passeia por proporções alongadas e afastadas do corpo, mais masculinas, combinadas a saias-lápis pelos joelhos. Um mix de universos, salpicado de animal prints discretos e tingido por uma elegante monocromia, que é a síntese da moda hoje. Mesma direção seguida pela carioca Andrea Marques em seu atual inverno. Os tops, com shape de regatona, bolsos enormes na altura do peito e martingales nos ombros, ganham bossa quando usados com as saias – assimétricas ou não – da coleção. Levemente mais curtas do que as da Max Mara, ganham em movimento e feminilidade, completadas por sapatos de saltos baixos. Na turma das mínis, boas interpretações vêm de Pedro Lourenço e da Triton.

Miroslava Duma adere ao total look militar com a parka e a cartela esverdeadaBurberry - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
Miroslava Duma adere ao total look militar com a parka e a cartela esverdeada
Burberry – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

Cada vez mais dinâmico, o streetstyle já incorporou o revival militar e também é boa fonte de pesquisa. Nas galerias de fotos na web, as produções vão do literal divertido, com direito a quepe e cinto de lona, até um simples toque dado por uma parka cheia de bolsos ou uma jaqueta bomber camuflada. O disfarce típico dos combatentes em missão na selva é um clássico em alta.

Com a chegada do inverno e a necessária escolha do casaco oficial da estação, aproveite a maré oversized e procure um modelo de proporções masculinizadas, mesmo, como se seu boyfriend fosse um almirante do mais alto escalão. Combine com looks neutros, em total black, por exemplo. E, se o frio apertar, troque as saias por uma calça cigarrete. Mais atual, impossível.