Taís Araújo – Foto: Cris Vidal

por Baárbara Martinez e Marcela Palhão

Se as produções cinematográficas do Brasil estão conquistando cada vez mais espaços no cinema internacional, também há uma lacuna a ser preenchida pelas outras artes do País, que também são riquíssimas em grau e gênero. Enquanto algumas celebridades no tapete vermelho do Festival de Cannes, na França, preferem vestir marcas internacionais, que já são mundialmente reconhecidas, atrizes como Taís Araújo e Nataly Rocha, optaram vestir um look brasileiro e assinado por Lino Villaventura durante um dos eventos mais importantes da sétima arte.

Fábio Assunção, Nataly Rocha, Karim Aïnouz e Iago Xavier – Foto: Stephane Cardinale via Getty Images

O visual, que encantou a todos, e deu uma cara de brasil para além das telas, emocionou o estilista, que recebeu o convite do próprio Karim Aïnouz para vestir a protagonista de “Motel Destino”, filme que foi aplaudido por 12 minutos em Cannes. “Ele, que é meu amigo, me ligou e pediu para vestir a atriz principal. ‘Tem que se você’, ele disse. Respondi que vestia com o maior prazer. Depois, vejo a Tais! Fiquei tão orgulhoso. Ela encarnou o vestido, caiu para ela sob medida”, comenta em um papo exclusivo com a Bazaar. “Ela tem postura, porte. Estou muito feliz!”

Para Lino, o Brasil precisa de divulgação. “Agora, está tendo esse trabalho com o cinema nacional, depois de anos parados por conta dos problemas do governo, com vários trabalhos sendo apresentados em Cannes. A moda brasileira, que é bacana, estava precisando de forças. É um momento muito importante. Fiquei feliz por conta de tudo isso, ter meu trabalho em lá e ver nossa cultura”, afirma, aparentando sorrir durante a ligação.

Isabela Catão – Foto: Reprodução / Instagram @isabelacatao

Representando o designer Mauricio Duarte, Isabela Catão, atriz amazonense, cruzou o tapete vermelho com um vestido da coleção Piracema. Já a estrutura foi aramada em colaboração com Carlos Penna. “Que lindo poder fazer parte de momentos tão importantes para a moda, cinema, arte e cultura brasileira, com a nossa força Nortista!”, afirmou Mauricio no Instagram.

Isabelle Drummond – Foto: Reprodução / Instagram @yeuxpapillon

A Isabelle Drummond também optou por valorizar a moda nacional. Para o evento, a Handred foi a escolha dela, como conta. “Acompanho o trabalho do André da Handred, e essa Coleção Sergio Rodrigues é talvez a minha preferida. Eu já tenho umas peças da coleção. Tive essa ideia quando eles me mostraram esse look da saia com estofamento e blusa bordada com os croquis originais. Fiquei muito apaixonada”, afirma Isabelle, que ressalta que a história do estilista está muito ligada ao movimento artístico no Rio de Janeiro, em Ipanema.

A atriz, que também prestigiou o filme de Karim, comenta sobre como foi ver Fábio Assunção divulgando “Motel Destino” no tapete vermelho. “Foi muito bonito ver ele [Fabio], que foi um dos primeiros atores com quem contracenei e admiro muito, e tantos atores que são descobertas do Karim ali naquele tapete”, afirma ela, que se emocionou com o forró que tocou com a entrada do elenco no red carpet. Falando em Fábio, ele e Enzo Celulari optaram por vestir Ricardo Almeida na França. Veja abaixo o trailer de Motel Destino: