Karina Almeida, modelista, que participa do movimento – Foto: Fernanda Tricoli/Divulgação

O lançamento do movimento ModaComVerso acontece no dia 16 de setembro com o intuito de estimular uma moda socialmente responsável buscando impulsionar as boas práticas trabalhistas em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel – a união de grandes empresas do varejo e da indústria têxtil e de confecção em torno da causa faz do movimento uma iniciativa inédita na moda brasileira.

O ModaComVerso visa dar visibilidade para quem, de fato, está fazendo a diferença na cadeia da moda e atuando responsavelmente no setor. Empresas como Arezzo & CO, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo aderiram ao movimento e, a partir da data do lançamento, estarão “vestidas” com a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações.

O movimento é um esforço setorial, liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999, e desenvolveu em 2010 um programa de auditoria abrangente com o objetivo de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções.

“O movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável”, completa o executivo.