Por Caio Zalc

A carreira de modelo não é fácil, você sabe. Como se não bastasse a manutenção (diária, diga-se) do corpo escultural, a crítica em cima das garotas é maçante. Assim como não é gratificante a quantidade de “nãos” que fazem parte de suas rotinas. O destino é o melhor aliado – de um dia para o outro, as contas bancárias recebem alguns dígitos a mais. Em torno disso, a Harper’s Bazaar escolheu as aspirantes a top model que bombaram este ano, por aqui e pelas grandes do business acolá.

Thairine Garcia nas páginas da Harper’s Bazaar Brasil – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

Neste caso, somos bem previsíveis; Thairine Garcia estrelou duas das 13 capas que fizemos até agora, além dos protagonizar vários dos nossos editoriais. A garota de 15 anos, que não debutou nas nossas passarelas pela restrição de idade, já fez as vezes para Marc Jacobs, e foi o rosto de Alexandre Herchcovitch, Forum Tufi Duek, Schutz e a lista vai longe…

Alicia Kuczman também foi capa da Harper’s Bazaar! – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

A Alicia Kuczman é a alegria das semanas de moda. Seu humor infalível é reconhecido pelos seus passos nos corredores da bienal e nos backstages dos desfiles; todos querem um pedaço de Alicia! Não à toa, ela foi a escolhida para a nossa capa de outubro de 2012, assim como a representante do Verão 2013 da Osklen e da Ellus.

Daniela Braga na campanha da Givenchy – Foto: Divulgação

A gente lembra quando Daniela Braga fez uma visita para as redações da Carta Editorial, no começo do ano. Tímida e carismática seriam os adjetivos que a definia na época. Nem tivemos tempo de abusar de seu talento natural, e ela caiu nos olhos de Riccardo Tisci, diretor criativo da Givenchy. O resultado está na campanha de inverno 2013 da grife, e nas páginas de CR Fashion Book; a garota também é aposta da nossa diretora de moda global, Carine Roitfeld.

Ava Smith na campanha da Topshop – Foto: Divulgação

Como já dissemos antes, a paciência poderia ser a melhor aliada de uma modelo. Ava Smith, por exemplo, teve seu début em 2005, mas o reconhecimento só chegou agora. Apenas em 2012, Smith foi uma das responsáveis pelas campanhas Topshop, Burberry Black Label e Max Mara, todas outono inverno 2013.

Anniek Kortleve fotografa para a Balenciaga – Foto: Divulgação

Anniek Kortleve deu o ar da graça para o fotógrafo Steven Meisel e Nicolas Ghesquière, então diretor criativo da Balenciaga (antes de seu desligamento, em novembro), que não pensaram duas vezes em convocá-la para a campanha outono inverno 2013 da grife. Além disso, desfilou para a Maison Martin Margiela, Moschino, para a própria Balenciaga, entre outros.

Marlon Teixeira foi modelo exclusivo da Dior – Foto: Divulgação

Não resistimos e colocamos o Marlon Teixeira na lista também. Afinal, quando ele tinha 16 anos de idade, fechou um contrato exclusivo para a Christian Dior. Hoje, aos 21, pode ser considerado um sex symbol e o brasileiro mais bem pago da moda masculina, alcançando salários que eram destinados apenas para as mulheres. Hot, hot, hot!