À esquerda, o estilista espanhol Manuel Pertegaz; à direita, cena do casamento de Letizia e Felipe - Fotos: reprodução e Getty Images
À esquerda, o estilista espanhol Manuel Pertegaz; à direita, cena do casamento de Letizia e Felipe – Fotos: reprodução e Getty Images

Morreu na madrugada deste sábado (30.08) um dos mais importantes nomes da moda espanhola, o estilista Manuel Pertegaz, aos 96 anos, em Barcelona. Foi ele o responsável pelo traje de casamento que a Rainha Letizia usou ao se casar com Felipe VI em maio de 2004, uma encomenda que considerou uma grande honra.

Quando Letizia elegeu Pertegaz para criar seu vestido, o designer já era um mito da alta-costura, com seis décadas de sucessos. “É um traje que passará à posteridade e nele terei colocado toda minha experiência, interesse e carinho”, afirmou o expert na época.

O nome de Manuel Pertegaz também estará para sempre associado a grandes atrizes da época dourada de Hollywood, como Ava Gardner, Audrey Hepburn e Paulette Goddard, além das mulheres do high internacional como Jacqueline Kennedy, Aline de Romanones, Bibis Samaranch, e à realeza, como a rainha Sofía.

Sua maestria com a agulha fez inclusive com que ele fosse convidado para suceder Christian Dior à frente da Dior quando o designer francês morreu de forma repentina por um ataque cardíaco, mas ele sempre preferiu ficar em seu escritório em Barcelona e seguir costurando em seu país.

O funeral acontecerá no domingo (31), a partir das 12h30, no cemitério do bairro de Sant Gervasi. Bazaar deixa aqui sua homenagem ao grande artista.

*Com informações da EFE